ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Por dia, mais de 50 mulheres sofrem ameaças ou são agredidas no Estado

As ações acontecem em todo o Brasil e em Campo Grande buscam 32 foragidos da justiça

Geisy Garnes e Clayton Neves | 27/11/2019 10:58
Por dia, mais de 50 mulheres sofrem ameaças ou são agredidas no Estado
Delegada Fernanda Felix coordena a operação (Foto: Clayton Neves)

Três presos pela Operação Marias já foram levados para a Deam (Delegacia Especialista de Atendimento à Mulher) na manhã desta quarta-feira (27). As ações acontecem em todo o Brasil e em Campo Grande buscam 32 autores de violência contra a mulher.

O primeiro preso tem 41 anos e foi encontrado no bairro Parque Iguatemi. Ele estava foragido do regime aberto e por isso era procurado. Um homem de 32 anos, alvo de mandado de prisão preventiva, foi capturado no Jardim Monumento. Já o terceiro suspeito, de 34 anos, foi localizado no Jardim Nashiville.

Segundo a delegada Fernanda Felix, titular da unidade especializada, o foco da operação são os crimes de violência doméstica, que abrangem casos de lesão corporal, ameaças e até tentativas de estupro.

Em Mato Grosso do Sul, a maioria das mulheres que procuram a polícia é de vítimas de ameaças de morte. “De janeiro desse ano até o dia 31 de outubro foram registrados 15.280 boletins de ocorrência de violência doméstica e familiar em Mato Grosso do Sul. Desses casos 13.896 são de ameaças”, detalhou a delegada. São mais de 50 por dia.

Ainda conforme a delegada, em Campo Grande já foram registrados 7.330 boletins de ocorrência na Deam. Além de mandados de prisão, os policiais também verificam o cumprimento de medidas protetivas. “As equipes estão visitando vítimas com medida protetiva. Se os autores forem encontrados próximo delas serão presos em flagrante”, explicou Fernanda Felix.

A operação está sendo realizada em nível nacional e, em Mato Grosso do Sul, estão sendo mobilizados mais de 20 policiais civis das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher - Deam, Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico - Denar e Delegacia Especializada de Roubos e Furtos – Derf.