ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Por economia de 40%, prefeitura vai descentralizar compra da merenda

Medida visa garantir melhor qualidade e transparência no processo

Kleber Clajus | 15/06/2018 12:59
Projeto piloto será aplicado em 25 de 95 escolas da rede municipal de ensino neste ano (Foto: PMCG/Arquivo)
Projeto piloto será aplicado em 25 de 95 escolas da rede municipal de ensino neste ano (Foto: PMCG/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande vai descentralizar a compra da merenda escolar, em modelo similar ao adotado por escolas estaduais, para economizar até 40% nos custos de aquisição. Tal proposta foi anunciada, nesta sexta-feira (15), pelo prefeito Marquinhos Trad (PSDB).

Dentre as vantagens listadas pelo secretário de Finanças, Pedro Pedrossian Neto, estão a redução do desperdício, melhora na compra dos alimentos e transparência no processo. A medida será adotada, inicialmente, em 25 de 95 unidades escolares. "Haverá estoque para suprir deficiências [durante a transição]", destacou Neto, que projeta economia de até 40%.

Para a secretária de Educação, Elza Fernandes Ortelhado, o ganho com a descentralização da merenda escolar consiste também em possibilitar aos diretores adequarem o cardápio de acordo com a comunidade local. O projeto piloto, inclusive, poderá ser estendido a todas as escolas da rede no próximo ano e, possivelmente, aos Ceinfs (Centros de Educação Infantil).

Em relação ao anúncio, o presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucílio Nobre, esclareceu que o modelo a ser adotado poderá trazer ainda ganhos de qualidade nas refeições servidas aos alunos. "A fiscalização é melhor e o conselho escolar pode acompanhar de perto a aplicação dos recursos", destacou.

Hoje a compra da merenda fica centralizada pela Suali (Superintendência de Abastecimento Alimentar). No ano passado, esta foi adquirida pela prefeitura por R$ 21 milhões, mas o valor aprovado para essa finalidade é de pelo menos R$ 38 milhões que podem ser utilizados até 2019. Hortifrutigranjeiros da agricultura familiar também entram nessa compra, que pretende atender aos 101 mil alunos da rede de ensino municipal.

Nos siga no Google Notícias