ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Por hoje, transporte coletivo continua suspenso, afirma sindicalista

Decisão da Justiça do Trabalho determina que 80% da frota volte a circular, mas sindicato ainda vai analisar

Anahi Zurutuza | 21/06/2022 15:16
Presidente do sindicato dos trabalhadores, Demétrio Freitas, em frente a uma das garagens de ônibus da Capital, nesta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)
Presidente do sindicato dos trabalhadores, Demétrio Freitas, em frente a uma das garagens de ônibus da Capital, nesta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)

Não há possibilidade alguma dos ônibus voltarem a circular por Campo Grande ainda nesta terça-feira (21). A afirmação é do presidente do STTCU (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande), Demétrio Freitas, que nesta tarde participa de reunião na Prefeitura de Campo Grande e audiência de conciliação na Justiça do Trabalho sobre a greve surpresa dos motoristas de ônibus.

De acordo com Demétrio, o sindicato ainda não foi notificado formalmente da decisão do desembargador federal do trabalho, André Luis Moraes de Oliveira, que mandou a entidade colocar fim à greve surpresa e viabilizar a volta de 80% da frota de ônibus para as ruas. Caso a decisão não seja cumprida, a entidade que representa os motoristas e outros trabalhadores do sistema de transporte público será multada em R$ 200 mil por dia.

O sindicalista afirma ainda que depois o departamento jurídico analisar a decisão é que uma decisão será tomada. “A gente vai analisar a liminar para decidir se vai cumprir ou não”.

Mesmo que não tenha recebido a intimação, Demétrio afirma que tem conhecimento da decisão e por isso, estará às 17h na audiência de conciliação convocada pelo desembargador, que deve reunir também o Consórcio Guaicurus – que reúne as empresas operadoras do transporte coletivo em Campo Grande – e o MPT (Ministério Público do Trabalho).

Greve na Justiça – O Setur-MS (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Mato Grosso do Sul), entidade que representa o Consórcio Guaicurus, foi ao TRT24 (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região) contra o movimento grevista, que começou nas primeiras horas desta terça-feira (21), sem aviso prévio.

Na petição, os advogados do Setur apontam que a paralisação não foi aprovada em assembleia e as empresas do transporte não foram informadas que trabalhadores “cruzariam os braços”.

O desembargador considerou a paralisação ilegal. Por ser atividade essencial, mesmo em caso de greve, parte do serviço precisa ser mantido. “No caso dos autos, conforme visto, a greve foi deflagrada sem observância aos ditames legais, sendo, prima facie, abusiva”, ressaltou.

A decisão de iniciar a greve por tempo indeterminado, de acordo com Demétrio, foi tomada depois que o Consórcio Guaicurus enviou ofício à Prefeitura de Campo Grande informando que não pagaria o vale, referente a 40% dos salários dos trabalhadores, que venceu no dia 20. As empresas alegam estar em situação financeira do grupo é “bastante grave”.

Nos siga no Google Notícias