ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Por melhores salários, enfermagem do HU entra em greve na sexta-feira

Uma carreata também está marcada para a próxima quinta-feira (13) na Capital

Adriano Fernandes | 11/05/2021 21:12
Assembleia onde foi acordada a greve a partir de sexta-feira (14). (Foto: Divulgação)
Assembleia onde foi acordada a greve a partir de sexta-feira (14). (Foto: Divulgação)

Os profissionais da enfermagem dos hospitais universitários de Campo Grande e de Dourados entrarão em greve a partir da próxima sexta-feira (14). A paralisação foi acordada em assembleia no começo desta noite (11) e segue mobilização nacional. Em todo o país, parte dos profissionais que atuam em hospitais geridos pela EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) devem aderir a greve. Uma carreata também está marcada para a próxima quinta-feira (13) na Capital.

Conforme a organização do movimento a paralisação será organizada de maneira que não prejudique o atendimento aos pacientes. "Apenas 20% do efetivo de profissionais de UTI e pronto atendimento, por exemplo, podem participar para não colocar em risco o atendimento aos pacientes. Até quinta-feira (13) devemos ter concluído as escalas com a quantidade de profissionais que devem aderir ao movimento", comenta Wesley Cassio Goully, secretário geral do SINTSEP-MS (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em Mato Grosso do Sul). Só no Hospital Universitário de Campo Grande, são cerca de 600 funcionários entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

De acordo com Wesley a categoria cobra melhores salários e condições de trabalho. "O que os trabalhadores da EBSERH querem é ser tratados com mais dignidade e respeito nas negociações. Eles já estão há 2 anos sem reajuste salarial, e existe até uma proposta de 'adequação' por parte da empresa, para reduzir alguns salários em até 30%", completa.

Na próxima quinta-feira (13), uma carreata de apoio ao movimento está marcada para às 14h na Avenida Afonso Pena. A concentração "Carreata pela Enfermagem" será em frente ao Círculo Militar e o trajeto vai ser definido no local.

O movimento também tem o apoio de outras entidades que representam a categoria com Aben (Associação Brasileira de Enfermagem), Sinte PMCG (Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem da Prefeitura Municipal de Campo Grande) e Sintesaúde MS (Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul).

A reportagem entrou em contato com o Hospital Universitário que apenas ressaltou que a paralisação, não trará prejuízos para o funcionamento do hospital.





Nos siga no Google Notícias