ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeitura abre licitação para interessados em explorar serviços funerários

Depois de cinco anos com funerárias trabalhando em Campo Grande por meio de contratos emergenciais, a prefeitura vai regularizar a situação

Anahi Zurutuza | 28/03/2018 11:53
Sepultamento em cemitério de Campo Grande (Foto: Arquivo Campo Grande News)
Sepultamento em cemitério de Campo Grande (Foto: Arquivo Campo Grande News)

Depois de cinco anos com funerárias trabalhando em Campo Grande por meio de contratos emergenciais, a prefeitura vai regularizar a situação. A concorrência pública para as empresas interessadas em prestar serviços funerários na Capital foi aberta nesta quarta-feira (28), conforme publicado no Diário Oficial do município.

As funerárias têm até às 8h do dia 17 de maio para entregar as propostas à Comissão Permanente de Licitação da prefeitura. O número de vagas para a prestação dos serviços é ilimitado. “Todas as que estiverem aptas terão a concessão”, explica Vinícius Leite, diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos e Delegados de Campo Grande).

Para recolher e transportar corpos, vender velórios e enterros, as empresas pagam o chamado valor de outorga para o município. Conforme a tabela vigente, funerárias que fazem até 5 sepultamentos por mês, têm de desembolsar R$ 792,15 para os cofres municipais e as empresas que fazem 201 ou mais enterros mensais, deposita R$ 14.522,57 por mês.

“O dinheiro arrecadado com a outorga vai para o fundo de manutenção dos cemitérios”, esclarece Leite.

‘Na base de emergência’ – Desde outubro de 2013, quando a licitação aberta para renovar as concessões dos serviços funerários em Campo Grande foi suspensa pela Justiça, as empresas do ramo trabalham por meio de contratos emergenciais.

A ordem veio do juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos, Alexandre Tsuyoshi Ito, após a abertura das propostas feitas por 20 empresas. O processo licitatório também chegou a ser contestado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e foi investigado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Hoje, segundo Vinícius Leite, há 17 funerárias abertas em Campo Grande. O prazo das concessões previsto em lei é de 15 anos.

Nos siga no Google Notícias