ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prefeitura diz que obras livraram cidade de estrago maior

Danúbia Burema | 07/01/2011 22:20
Equipe da Seintrha remove lama de rua. (David Majella/Prefeitura)
Equipe da Seintrha remove lama de rua. (David Majella/Prefeitura)

Após percorrer os pontos afetados pela chuva de ontem, o secretário municipal de Infraestrutura, Transportes e Habitação, João Antônio de Marco, avalia que as obras para evitar enchentes evitaram estrago maior da cidade.

O secretário diz ter comprovado que as obras executadas pela Prefeitura têm contribuído para reduzir os transtornos causados pela chuva. Ele destaca que locais onde os estragos costumavam ser grandes, como a Ceará e Ricardo Brandão, as obras se mostraram eficientes. Apesar dos 127 km de drenagem feitos em 2010, mais obras de contenção serão realizadas.

De Marco lembra que a Prefeitura está fazendo sua parte, mas é necesártio colaboração. “Precisamos lembrar que cada um deve fazer sua parte, evitando jogar lixo e entulho em locais indevidos, uma atitude que favorece sobremaneira a formação de pontos de alagamento e enchente”, observa.

Ação - Segundo a Prefeitura, logo que teve início o temporal de ontem equipes da Seintrha foram às ruas verificar onde poderiam ocorrer problemas que exigissem intervenção rápida.

A ação faz parte de esquema montado para prestar atendimento à população desde que a cidade passou a enfrentar transtornos provocados por enchentes.

O trabalho conjunto conta com a SAS (Secretaria de Ações e Políticas Sociais), a Segov (Secretaria de Governo e Relações Institucionais, de Meio Ambiente, da Semadur e das Agências de Habitação e Transporte e Trânsito.

Durante a chuva de ontem, a maior parte dos danos foi relacionada à queda de árvores e acúmulo de terra e sujeira. Por conta disso, foram enviadas 10 equipes da Seintrha aos locais afetados.

“O objetivo principal era desobstruir o trânsito e evitar que mais transtornos fossem causados”, explica Rodrigo de Paula Aquino, titular da Segov, que percorreu a cidade para verificar quais eram os pontos mais críticos.

A Agetran consertou 12 semáforos danificados pelo vento que chegou a 80 km/hora em algumas áreas. No início da manhã de hoje, todos eles já estavam em perfeito funcionamento.

Durante a chuva, agentes de trânsito passaram a atuar nos pontos onde há alagamento e liberaram as vias interditadas assim que a água baixou e as condições das pistas voltaram ao normal.

A SAS forneceu colchões, cobertores e alimentos às 20 famílias Vila Nha Nhá cujas casas foram alagadas. Apesar dos estragos, os moradores não tiveram que ser removidos.

Nos siga no Google Notícias