A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

07/01/2011 22:20

Prefeitura diz que obras livraram cidade de estrago maior

Danúbia Burema
Equipe da Seintrha remove lama de rua. (David Majella/Prefeitura)Equipe da Seintrha remove lama de rua. (David Majella/Prefeitura)

Após percorrer os pontos afetados pela chuva de ontem, o secretário municipal de Infraestrutura, Transportes e Habitação, João Antônio de Marco, avalia que as obras para evitar enchentes evitaram estrago maior da cidade.

O secretário diz ter comprovado que as obras executadas pela Prefeitura têm contribuído para reduzir os transtornos causados pela chuva. Ele destaca que locais onde os estragos costumavam ser grandes, como a Ceará e Ricardo Brandão, as obras se mostraram eficientes. Apesar dos 127 km de drenagem feitos em 2010, mais obras de contenção serão realizadas.

De Marco lembra que a Prefeitura está fazendo sua parte, mas é necesártio colaboração. “Precisamos lembrar que cada um deve fazer sua parte, evitando jogar lixo e entulho em locais indevidos, uma atitude que favorece sobremaneira a formação de pontos de alagamento e enchente”, observa.

Ação - Segundo a Prefeitura, logo que teve início o temporal de ontem equipes da Seintrha foram às ruas verificar onde poderiam ocorrer problemas que exigissem intervenção rápida.

A ação faz parte de esquema montado para prestar atendimento à população desde que a cidade passou a enfrentar transtornos provocados por enchentes.

O trabalho conjunto conta com a SAS (Secretaria de Ações e Políticas Sociais), a Segov (Secretaria de Governo e Relações Institucionais, de Meio Ambiente, da Semadur e das Agências de Habitação e Transporte e Trânsito.

Durante a chuva de ontem, a maior parte dos danos foi relacionada à queda de árvores e acúmulo de terra e sujeira. Por conta disso, foram enviadas 10 equipes da Seintrha aos locais afetados.

“O objetivo principal era desobstruir o trânsito e evitar que mais transtornos fossem causados”, explica Rodrigo de Paula Aquino, titular da Segov, que percorreu a cidade para verificar quais eram os pontos mais críticos.

A Agetran consertou 12 semáforos danificados pelo vento que chegou a 80 km/hora em algumas áreas. No início da manhã de hoje, todos eles já estavam em perfeito funcionamento.

Durante a chuva, agentes de trânsito passaram a atuar nos pontos onde há alagamento e liberaram as vias interditadas assim que a água baixou e as condições das pistas voltaram ao normal.

A SAS forneceu colchões, cobertores e alimentos às 20 famílias Vila Nha Nhá cujas casas foram alagadas. Apesar dos estragos, os moradores não tiveram que ser removidos.



Por pelo menos 15 anos, o ex prefeito, e agora, o atual, enchem os olhos do povo com cimento e asfalto. Infelizmente quem está pagando o preço são os "encantados" por essa magia de obras. Passo direto pelo córrego dos vendas, e vejo mato crescendo dentro dele. Aí, os moradores do condomínio após a praça Itanhangá e demais comerciantes, ficam desesperados quando uma chuva se aproxima. Tenho pena daqueles que moram nas regiões atingidas, pois são vítimas de maus administradores que encaparam a cidade,e, que agora, tem na natureza um cobrador implacável. CPI JÁ!
 
adalberto rebelo em 09/01/2011 05:02:11
As enchentes estão relacionadas as obras e instalações de péssimo planejamento. Não adianta ter vias bonitas, asfalto, etc... Se não tiver um bom plano de saneamento "ativo e aplicado"... Prefeito quando se investe em asfalto, deve-se lembrar tb no investimento em projetos eficases de estrutura básica para a drenagem.
 
Simone Mamede em 09/01/2011 01:22:33
É muito dificil para quem esta investindo no shopping norte sul, acreditar que a prefeitura esta preocupada e vai resolver os problemas de alagamento a tempo da inauguração prevista para o novo shopping em março.
ontem foi o caos, com até meio metro de alagamento no mercado Forte e nas lojas.
 
RONEU MOREIRA BRUM em 08/01/2011 12:59:31
O ESTRAGO SO NAO FOI MAIOR PORQUE OS DIQUES CONSTRUIDOS NA VIA PARQUE, PROXIMO AO PARQUE DO SOTER NÃO SE ROMPERAM DE NOVO. POR QUE AQUELA ENCHENTE DO ANO PASSADO QUE ARRASTOU CARROS E DESTRUI QUASE TUDO PROXIMA AO SHOPING FOI ISSO.
PQ QUALQUER CHUVA QUA CAI NA CIDADE JA ESTA ALAGANDO MUITOS BAIRROS DA CIDADE. E VEM MAIS CHUVA POR AI.
ENTÃO VAMOS AOS TESTES NÉ.
 
JULIO CESAR em 08/01/2011 10:42:04
sugestão para camara de vereadores;poderia ser instaurada a CPI das enchentes, São Pedro talvez pudesse ser convocado para depor.
 
walter barros de oliveira em 08/01/2011 10:39:27
Temos que acabar com essa mania dos vereadores trocarem nome de rua na cidade.A rua Furnas é rua Furnas pronto acabou que idéia de batizar com nome estranho,se temos tanto bairro que não tem batismo de rua.Valeu
 
Júnior Mochi em 08/01/2011 08:46:21
Bom, pelo tempo que ouço falar nessas obras da Ernesto Geisel ja dava pra ter feito muita coisa ali, morei por quase dois anos na Nhanha, e quase todos os dias passava por ali, vi o inicio e o fim das obras do Fort, e estava acompanhando o começo dos trabalhos do Norte Sul, nesse período todo as obras do córrego segredo não avançaram em nada, e agora vemos que também não resolve, vemos literalmente nosso dinheiro descendo por água a baixo, será que alguém explica uma necessidade tão grande e uma obra tão pequena?
 
Oswaldo Junior em 08/01/2011 06:39:54
Resido a 04 anos em Campo Grande e quando aqui cheguei achei que a Prefeitura trabalhava acima da média nacional - havia obras ao lado do novo Shopping Norte Sul até o Maxxi -, e acho que era para contenção das chuvas. Hoje, percebo que as obras continuam ali e isso mostra que o Poder Público Municipal é ineficiente pois não resolveu o problema e este, pelo contrário, só tem aumentado. Logo, aqui esse tipo de obra ou é muito complicado de ser realizado e não deve ter alguém com conhecimento técnico suficiente para finalizar e resolver ou....
 
JOAO ANDRE em 08/01/2011 05:08:10
e pessoal nao e facil para o prefeito da capital aguentar tudo isso que fala mais o tempo e deus quem sabe se chove ou nao e as obras nao estao paradas agora e facil criticar eu nao to aqui pra defender nem esse enm aquele uma que eu sou do partido do pt mais reconheço o trabalho do prefeito nelson trad filho.
 
Joaõ Batista Arruda em 08/01/2011 04:09:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions