ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Prefeitura cria força-tarefa para “caçar” ferros-velhos irregulares

Aline Queiroz e Viviane Oliveira | 14/01/2011 15:44

Ação começou na região do Jardim Paulista esta tarde

Sucatas abandonadas em calçadas deverão ser retiradas. Foto: João Garrigó
Sucatas abandonadas em calçadas deverão ser retiradas. Foto: João Garrigó

Ferros-velhos de Campo Grande são alvo de fiscalização que envolve a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico), Semre (Secretaria Municipal de Receita), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). A força-tarefa teve início esta tarde, na região do Jardim Paulista.

Devido às constantes reclamações da população, o grupo foi criado. O objetivo é acabar com os estabelecimentos irregulares.

Dois problemas causam mais queixas dos vizinhos: o risco de proliferação do mosquito da dengue e falta de acessibilidade.

Carcaças de veículos que não são cuidadas podem se tornar criadouros de mosquitos e, desta maneira, concorrem para a proliferação de doenças.

Outra situação que incomoda é quando os donos dos estabelecimentos abandonam as sucatas em calçadas e, desta maneira, os pedestres não podem caminhar nestes espaços, ocupados indevidamente.

A prefeitura não sabe apontar quantas queixas chegam por dia aos órgãos públicos e, desta maneira, a fiscalização poderá identificar quantos pontos críticos existem na cidade.

O fiscal da vigilância sanitária, Gilmar Carvalho, revela que nas visitas já feitas a alguns ferros-velhos, os técnicos encontraram água parada nas carcaças e em pneus.

Durante a ação, serão coletadas amostras da água parada e, caso haja larva de mosquito, a multa varia de R$ 100,00 a R$ 15 mil.

O técnico da Agetran, Francilei Vieira Coutinho, acompanha o trabalho, que conta com apoio da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito). Eles irão conferir as placas dos veículos abandonados e também podem evitar resistência por parte dos donos de ferros-velhos.

A ação iniciada pela área central da cidade será levada aos bairros. Na primeira vistoria desta tarde, pelo menos quatro veículos estavam na calçada de um ferro-velho na Avenida Salgado Filho.

O dono terá prazo de 48 horas para apresentar toda a documentação necessária e para retirar as carcaças do local inadequado.

Somente ao fim do prazo pode ser dada multa e, por último, os materiais são apreendidos.

Nos siga no Google Notícias