A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 22 de Junho de 2018

04/02/2011 22:00

Prefeitura da Capital inicia projeto “Viver Legal” na Orla Morena

Jorge Almoas

A partir desta sexta-feira, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) deu início às atividades do projeto Viver Legal na Orla Morena, localizada no bairro Cabreúva. O projeto oferece atividades físicas orientadas por um profissional.

No grupo participante da primeira aula estavam diabéticos, hipertensos e obesos das Unidades Básicas de Saúde 26 de agosto e Corumbá. No entanto, as aulas são abertas para toda a comunidade.

“Um dos objetivos é tirar os pacientes do foco da doença. A atividade física melhora a circulação, diminui a pressão arterial, os níveis de colesterol e a dosagem dos remédios. Outra conseqüência é a diminuição da freqüência nas unidades de saúde em função da melhora orgânica”, explica Sandra Maria Plentz, professora de educação física da Sesau.

O comerciante Osvaldo Filho aprova a iniciativa. “Moro próximo da Orla Morena e me sinto muito bem com os exercícios. Além disso, tenho a oportunidade de fazer mais amigos”, comemora.

Bastante eclético, o grupo do projeto Viver Legal tem pessoas de todas as idades. Lucas Roceli, de 17 anos, justifica sua participação. “Nasci dentro do esporte, meu pai foi maratonista, meu irmão era jogador de futebol e já ganhei trinta medalhas em competições de corrida e natação”, disse animado.

O mais velho do grupo da Orla Morena é Antonio Severino de Arruda, de 83 anos. “Tenho pressão alta e faço atividade física há um ano. Esta pista da Orla Morena é boa demais, aqui fazemos amizade e aposto que nosso grupo de exercícios vai aumentar, cada um vai avisar os amigos para vir”, previu entusiasmado.

As aulas do projeto Viver Legal na Orla Morena serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h, e às sextas-feiras, das 7h30 às 9h.

A atividade física é composta por alongamento, caminhada, exercícios de fortalecimento e tonificação muscular. A programação prevê ainda uma roda de conversa, na qual vão ser debatidos temas relacionados à saúde e à espiritualidade.

Detento quebra para-brisas ao tentar parar coletivo que o levaria até presídio
Detento do semiaberto, de 25 anos, quebrou o para-brisas de um ônibus que saia do terminal Júlio de Castilhos, na noite desta quinta-feira (21) em Ca...
Técnicos e enfermeiros decidem na próxima quarta, se entram ou não de greve
Assembleia na próxima quarta-feira (27) vai definir se enfermeiros e técnicos de enfermagem da Capital, entram ou não de greve. Os servidores pedem a...
Acusado de tentar matar vítima por dívida é condenado a 6 anos de prisão
Fernando Teixeira, de 32 anos, foi condenado a 6 anos e 8 meses de prisão em regime inicial semiaberto, por ter tentado matar suspeito de tentar mata...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions