ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Prefeitura da Capital programa compra de 300 mil testes para detecção de covid

Nas últimas semanas, tem havido procura intensa da população pela testagem

Lucia Morel | 26/01/2022 19:19
Centro de Testagem, na Rua Barão do Rio Branco. (Foto: Marcos Maluf)
Centro de Testagem, na Rua Barão do Rio Branco. (Foto: Marcos Maluf)

Ao custo de R$ 7,7 milhões, a prefeitura de Campo Grande abriu licitação para compra de 300 mil testes para detecção de covid-19. As propostas devem ser abertas em 8 de fevereiro deste ano e conforme o edital, a compra ocorre diante da “possibilidade de superlotação das unidades de saúde, a aquisição é de suma importância para manter os atendimentos à população.”

Nas últimas semanas, tem havido procura intensa da população pela testagem. Aumentou também o número de casos da doença, com pouco mais de 1,5 mil novas ocorrências na Capital, entre às 10 horas de ontem e de hoje, conforme boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Ocorre ainda crescimento de pessoas com sintomas gripais, que podem ser provenientes não da covid, mas da gripe H3N2. Assim, saber diferenciar uma da outra ajuda no planejamento do serviço público de saúde – detalhando fielmente a quantidade de casos existentes – e ainda, a aplicar o acompanhamento adequado caso a caso.

No edital, a prefeitura explica que a quantidade a ser adquirida dependerá da demanda e sustenta que deverá fazer “aquisições de forma parcelada, somente quando houver necessidade, assim reduzindo o volume de estoque”, além de haver “comprometimento de recursos financeiros apenas no ato da efetivação da compra.”

O tipo de teste a ser adquirido é o kit de teste rápido com detecção de antígenos, em que usa-se o Swab para coletar a mucosa.

Nos siga no Google Notícias