ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeitura discute parceria com universidades para ações de saúde animal

Intenção é utilizar infraestrutura de instituições de ensino para ampliar serviços como atendimentos veterinários e castrações

Humberto Marques | 23/07/2018 14:27
Marquinhos considera que cuidados com animais é meio de preservar a saúde da população. (Foto: PMCG/Divulgação)
Marquinhos considera que cuidados com animais é meio de preservar a saúde da população. (Foto: PMCG/Divulgação)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) se reuniu na manhã desta segunda-feira (23) com reitores e representantes de três universidades que mantêm cursos de Medicina Veterinária em Campo Grande para discutir ações conjuntas focadas no bem-estar animal e controle de zoonoses. A intenção seria costurar parcerias por meio do Combea (Conselho Municipal de Bem-Estar Animal) e, momentaneamente, pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

As parcerias seriam focadas, principalmente, nas regiões de maior vulnerabilidade da Capital, levando até elas atendimento veterinário e a castração de animais. Desta forma, seriam ampliados serviços restritos ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), valendo-se da estrutura física e técnica das instituições de ensino.

O modelo repetiria o que ocorra nos Coaps (Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde). “Não podemos mais fechar os olhos para a causa animal, porque não se trata somente da saúde do cão ou do gato, mas da saúde como um todo”, disse Marquinhos, prevendo a criação de um modelo de política pública que pode ser referência nacional.

Uma comissão intersetorial vai definir qual seria o fluxo de trabalho necessário para formalizar o acordo.

“Nós estamos abertos para ajudar da melhor forma possível”, afirmou o padre Ricardo Carlos, reitor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), ao reforçar que a saúde humana e animal estão interligadas e demandam preocupação. Da mesma forma, a vice-reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, reforçou que a instituição realiza vários projetos ligados à saúde animal que poderiam ser ampliados pela parceria, “casos de pequenas cirurgias e castração, entre outros atendimentos”.

Nos siga no Google Notícias