ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

CCZ da Capital abre na sexta-feira agendamento para castração de gatos

Procedimento é feito apenas de forma presencial na sede da instituição

Humberto Marques | 18/07/2018 16:20
Em 20 de junho, agendamentos de castrações no CCZ tiveram senhas esgotadas às 8h. (Foto: Saul Schramm/Arquivo)
Em 20 de junho, agendamentos de castrações no CCZ tiveram senhas esgotadas às 8h. (Foto: Saul Schramm/Arquivo)

O CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) de Campo Grande realiza na sexta-feira (20) o agendamento para castração de felinos. A recepção aos donos dos animais começa às 7h na sede da instituição, na avenida Filinto Muller, 1.601, na Vila Ipiranga. Será a segunda vez que o agendamento será realizado –na primeira, em 20 de junho, uma fila quilométrica se formou na instituição.

O atendimento será feito novamente por ordem de chegada, com a distribuição de senhas conforme a quantidade de vagas. Neste mês serão oferecidas 620 vagas para castração, sendo que 30% são reservadas para as ONGs (organizações não-governamentais) de proteção animal e protetores independentes cadastrados no órgão. Esse percentual obedece a um acordo fechado com anuência do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

O interessado em agendar a castração de seu gato deve comparecer ao CCZ portando documento pessoal com foto. O tutor é orientado a entrar em contato com o órgão por telefone em até cinco dias após o cadastramento, para fornecer dados extras e orientações sobre a cirurgia.

Na data marcada, o dono do animal deve comparecer ao órgão com o felino entre as 15h e 19h30. O felino será liberado no dia seguinte, depois das 15h. Além de castrado, o gato será microchipado, vacinado contra a raiva e receberá receita com as medicações que devem ser adquiridas e administradas, bem como outras orientações.

Transparência – A marcação de castrações de forma presencial substitui o agendamento telefônico como forma de dar mais transparência ao processo. Em 20 de junho, conforme os servidores do CCZ, já havia proprietários de animais às 3h aguardando a abertura da fila. Às 7h20 tinham sido distribuídas 394 das 600 senhas disponíveis, que se esgotaram antes das 8h.

Em maio, dos 635 gatos castrados, 600 tiveram agendamento prévio e 35 foram adotados no CCZ (ganhando o procedimento automaticamente).

Nos siga no Google Notícias