ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prefeitura ‘entrega’ Cidade do Natal a vândalos e leva festa para praça

Em ruínas, estrutura dos altos da Afonso Pena será iluminada, mas não reformada

Anahi Zurutuza e Guilherme Henri | 25/11/2016 12:04
Casa do Papai Noel está caindo aos pedaços; assoalho e telhado estão danificados (Fotos: Marina Pacheco)
Casa do Papai Noel está caindo aos pedaços; assoalho e telhado estão danificados (Fotos: Marina Pacheco)
Assoalho destruído...
Assoalho destruído...
Chalés foram arrombados...
Chalés foram arrombados...
E estão servindo de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas
E estão servindo de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas

Pela primeira vez desde 2009, a programação de fim de ano da Prefeitura de Campo Grande não será na Cidade do Natal. A administração municipal está planejando decoração e eventos para a praça Ary Coelho. A estrutura dos altos da avenida Afonso Pena foi desprezada, deve receber apenas iluminação, mas continuará entregue aos vândalos e usuários de drogas.

O cenário no local é de abandono. Chalés estão em ruínas e são usados como “banheiro” por andarilhos e usuários de drogas. O mau cheiro é insuportável por conta da urina e fezes no interior dos abrigos de madeira que de tempos em tempos eram usados para abrigar comerciantes e lancheiros, quando o espaço era ocupado no fim de ano e em outros eventos.

A sujeira também incomoda quem frequenta a avenida Afonso Pena e o Parque das Nações Indígenas. Janelas foram quebradas e portas arrombadas. Basta uma olhada no interior dos chalés para perceber que o local tem sido frequentado por vândalos ou servido de abrigo para moradores de rua.

“É um espaço mal aproveitado, está só causando prejuízo. É uma pena”, afirma o personal trainer Rodrigo Mendes, que frequenta a Afonso Pena diariamente. Ele lamenta o fato de não haver programação de Natal no vilarejo cenográfico. “Todo mundo perde, porque é uma coisa que movimenta a cidade”.

Entre os dias 5 e 8 deste mês, o local foi usado para a realização da 3ª Festa das Nações Maçônicas. Os organizadores fizeram a manutenção nos chalés e usaram como lanchonetes. Mas, tudo foi “detonado” novamente.

Festa no Centro – A pedido ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), para movimentar o comércio no centro de Campo Grande antes do Natal, a prefeitura está elaborando programação festiva para a praça Ary Coelho, que assim como as ruas do entorno, será decorada.

O presidente da entidade, João Carlos Polidoro, afirma que a solicitação foi feita há duas semanas. Na manhã de hoje (25), durante sorteio do “IPTU dá Prêmios”, o prefeito Alcides Bernal (PP) confirmou que os eventos do fim de ano serão concentrados na praça. “A Cidade do Natal será iluminada”.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, ficaria muito caro fazer nova reforma na estrutura da Afonso Pena.

Rua 14 de Julho; prefeitura estuda transformar ruas do Centro em calçadões temporários (Foto: Renata Volpe)
Rua 14 de Julho; prefeitura estuda transformar ruas do Centro em calçadões temporários (Foto: Renata Volpe)

Calçadões – A ACICG também pediu que todo o Centro seja decorado para inspirar os frequentadores a entrarem no espírito natalino e estimular as compras. “Estamos procurando patrocínios, vamos fazer um trabalho em conjunto”.

Segundo Polidoro, a prefeitura estuda também o fechamento de ruas principais nos fins de semana e no período noturno para que sejam criados calçadões temporários que darão mais conforto aos clientes das lojas da região central.

Nos siga no Google Notícias