ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Prefeitura espera iluminar 90% das rotas de ônibus com lâmpadas de LED

Instalação das 16.126 luminárias deve ser iniciada na segunda quinzena de outubro, após mais de um ano de disputas judiciais

Richelieu de Carlo | 29/09/2017 13:45
Avenidas e ruas por onde passam linhas de ônibus serão iluminadas com LED. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Avenidas e ruas por onde passam linhas de ônibus serão iluminadas com LED. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande pretende iluminar 13 quilômetros das rotas de ônibus do transporte coletivo da Capital com as 16.126 lâmpadas de LED, que estão estocadas há mais de um ano no pátio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a Sisep. Quantidade suficiente para cobrir 90% do itinerário do transporte coletivo.

Segundo o titular da Sisep, Rudi Fiorese, a prioridades para estes locais se deve à questões de segurança, e também porque a quantidade de luminárias disponíveis não seriam suficientes para iluminar uma região extensa da cidade.

"Mais pessoas circulam nestas vias e, com melhor iluminação, ajuda na segurança", justifica Fiorese. "Essa quantidade não daria para uma região muito grande, e dessa forma não vamos priorizar nenhum bairro".

A prefeitura vai utilizar quatro equipes próprias da secretaria, que passarão por treinamento a partir da próxima semana, e o planejamento é iniciar na segunda quinzena de outubro a instalação das 16 mil lâmpadas de LED. As que forem substituídas serão utilizadas na manutenção da iluminação pública.

Segundo Rudi Fiorese, a partir da apresentação dos dois engenheiros eletricistas e seis eletricistas selecionados pelo processo seletivo, eles passarão por um treinamento de 15 a 20 dias para então sair em campo.

O resultado final do processo seletivo foi divulgado na edição desta sexta-feira (29) do Diário Oficial de Campo Grande. Além dos engenheiros elétricos e seis eletricistas, foram chamados dois engenheiros civis e dois arquitetos, que vão reforçar o setor de projetos da Secretaria de Infraestrutura.

Imbróglio - As lâmpadas foram compradas em agosto do ano passado no valor de R$ 20,5 milhões pagos em apenas uma vez, para a empresa Solar Distribuição e Transmissão.

O valor do contrato com a Capital era de R$ 33,8 milhões. A empresa foi contratada para fornecer e instalar lâmpadas de LED. No dia 2 de setembro de 2016, já havia contêineres com lâmpadas no pátio da Sisep. A instalação começou logo depois em pontos como a avenida Afonso Pena e o bairro Aero Rancho, o mais populoso da cidade.

A compra, desde o começo questionada pela Câmara Municipal, foi parar no TCE (Tribunal de Contas do Estado). No dia 6 de setembro, o então prefeito, Alcides Bernal (PP) disse em entrevista que a empresa de Minas Gerais iria instalar um parque produtivo em Campo Grande e gerar 280 empregos. A Solar chegou a publicar informe pago na imprensa sobre a eficiência das lâmpadas de LED.

No último dia 12 de julho, o Tribunal de Contas do Estado publicou no diário oficial a autorização para que a prefeitura instalasse as lâmpadas.

Nos siga no Google Notícias