ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura firma acordo de cooperação com CGU para prevenir e combater corrupção

Paulo Nonato de Souza e Anahi Gurgel | 15/09/2017 15:52
Da esquerda para direita, Evandro, da CGM, o prefeito Marquinhos Trad, José Paulo, da CGU, e Carlos Eduardo Girão, da Controladoria Geral do Estado, exibem o termo do acordo de cooperação (Foto: Anahi Gurgel)
Da esquerda para direita, Evandro, da CGM, o prefeito Marquinhos Trad, José Paulo, da CGU, e Carlos Eduardo Girão, da Controladoria Geral do Estado, exibem o termo do acordo de cooperação (Foto: Anahi Gurgel)

Um acordo de cooperação técnica assinado na tarde desta sexta-feira, 15, entre a Controladoria Geral de Fiscalização e Transparência, da Prefeitura de Campo Grande, e a CGU (Controladoria Geral da União), deverá aprimorar a fiscalização na aplicação de recursos públicos federais e as ações de prevenção e combate à corrupção.

“Infelizmente ao longo dos anos o ser humano perdeu o controle de seus valores, e boa parte dos princípios que norteiam a boa administração pública que são a transparência, probidade, publicidade e moralidade”, disse o prefeito Marquinhos Trad (PSD) logo após assinar o termo de cooperação.

Segundo o prefeito, uma das suas primeiras ações ao assumir a Prefeitura de Campo Grande em janeiro deste ano foi justamente criar a Controladoria Geral de Fiscalização e Transparência.

“Nada melhor do que firmar uma parceria com a Controladoria Geral da União e do Estado e numa somatória cada vez mais aperfeiçoar a boa ética dentro das administrações”, ressaltou ele.

Evandro Ferreira de Viana Bandeira, da Controladoria Geral de Fiscalização e Transparência do município, disse que na prática o acordo representa prevenção e combate a corrupção envolvendo diretamente os servidores municipais em ações de aprimoramento profissional.

“Esta assinatura hoje representa mais uma das iniciativas da reestruturação da CGM que acontece desde maio. Já houve um ciclo de estudos de responsabilidade da pessoa jurídica nos atos de corrupção e estamos trabalhando na elaboração de uma legislação municipal neste sentido com base em material fornecido pela CGU”, declarou Evandro.

Na avaliação do superintendente da Controladoria Regional da União em Mato Grosso do Sul, José Paulo Juliette Barbieri, o acordo de cooperação assinado hoje vai garantir a troca de experiência mutua.

“A CGU irá passar conhecimento e expertise em trabalho para auditoria e fiscalização, e quem ganha com isso é a população”, afirmou. Como parte da parceria, Barbieri anunciou que na semana que vem será iniciado um curso chamado “Trilha em Auditoria” na área de folha de pagamento.

Nos siga no Google Notícias