ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeitura inicia preparação de cemitérios para Dia de Finados “mais flexível”

Há uma semana para a data, foram intensificados os serviços de manutenção e limpeza em geral

Jhefferson Gamarra e Aletheya Alves | 25/10/2021 15:57
Funcionária da Secretaria de Obras trabalhando na limpeza do cemitério. (Foto: Kísie Ainoã)
Funcionária da Secretaria de Obras trabalhando na limpeza do cemitério. (Foto: Kísie Ainoã)

Há uma semana para a data, a Prefeitura de Campo Grande começou a preparar os cemitérios públicos da Capital para receber visitantes no Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. Os serviços foram intensificados como a roçada do mato, pintura de muros, guias e limpeza em geral.

Por conta das chuvas que atingiram a Capital nos últimos dias, equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura E Serviços Públicos) foram reforçadas para realizar a manutenção nos cemitérios Santo Amaro, Santo Antônio e Cruzeiro.

“Desde a semana passada, as equipes estão fazendo a limpeza e realizando pintura de muros e meio-fio, que por conta das tempestades, está dando um pouco mais de trabalho, mas nada muito anormal em relação aos outros anos”, informou o administrador dos cemitérios públicos de Campo Grande, Marcello Fonseca.

Administrador dos cemitérios públicos de Campo Grande, Marcello Fonseca. (Foto: Kísie Ainoã)
Administrador dos cemitérios públicos de Campo Grande, Marcello Fonseca. (Foto: Kísie Ainoã)

Para a data deste ano, a expectativa é receber um número maior de visitantes, tendo em vista as flexibilizações das medidas sanitárias em relação à covid-19, que em 2020, estavam mais severas. “No ano passado, havia um controle rígido de pessoas, era permitida a entrada de uma por vez, esse não vai ter limitações e aferição de temperatura, o resto continua normal como a obrigatoriedade de máscaras, disponibilização de álcool em gel e não poderá ter aglomeração”, explica o responsável pelos cemitérios.

No Dia de Finados, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos que já partiram. A visitação é tradição na família de Pedro Kikuti, 70 anos, que todos os anos viaja de Araçatuba, interior de São Paulo, para visitar o túmulo do pai em Campo Grande.

“Geralmente, venho fazer a limpeza e manutenção do túmulo por conta própria, venho antes, porque no dia, é muito cheio, mas dessa vez, não precisou muito”, disse o idoso, que no dia 2 de novembro, voltará ao cemitério para visitar o jazigo do pai.

Ainda não há uma expectativa de quantas pessoas passarão pelos cemitérios público no Dia de Finados. No dia em que a data será celebrada, a Guarda Municipal de Campo Grande atuará em um esquema especial para evitar aglomerações nos espaços públicos.

Regras para visitação de jazigos no Dia de Finados. (Foto: Kísie Ainoã)
Regras para visitação de jazigos no Dia de Finados. (Foto: Kísie Ainoã)


Nos siga no Google Notícias