ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Prefeitura nega nova taxa de lixo, mas vai responsabilizar grandes geradores

Kleber Clajus | 26/02/2014 09:17

A presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Delegados, Ritva Cecília Vieira Queiroz, nega que esteja em estudo uma nova taxa de lixo para grandes geradores, como hospitais e supermercados. Por outro lado, ressalta que a responsabilidade pela destinação dos resíduos é de competência das empresas por meio de contrato próprio.

“Se fosse para instituir taxa específica seria necessário que uma lei passasse pela Câmara Municipal e a prefeitura não deixaria de atender o serviço. O que queremos é responsabilizar cada um e, nesse sentido, estamos realizando um trabalho de identificação dos grandes geradores”, esclarece.

De acordo com Ritva, após a identificação deve ser realizada uma reunião entre Prefeitura, grandes geradores e Ministério Público para orientar as ações.

Neste contexto, a Prefeitura também precisa licitar novamente o contrato com a empresa CG Solurb, anulado pela Justiça em outubro do ano passado. Este previa faturamento de R$ 1,82 bilhão, em 25 anos, e foi cancelado pelo juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Amaury da Silva Kuklinski.

Uma nova licitação depende de aval da PGM (Procuradoria Geral do Município), que aguarda trânsito em julgado da ação para autorizar o procedimento. O prazo para isso encerra em agosto.

Quanto aos grandes geradores de resíduos hospitalares há ainda decisão judicial favorável ao Sindhesul (Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul) pela manutenção da coleta pelo poder público. A decisão do juiz Ricardo Galbiati, em substituição na Vara de Direitos Difusos Coletivos e Individuais Homogêneos, estabeleceu que o procedimento ocorra até sentença final. No dia 13 deste mês, a ação estava conclusa para sentença.

Nos siga no Google Notícias