ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Prefeitura quer criar taxa para cobrar pela coleta do lixo na Capital

Edivaldo Bitencourt e Kleber Clajus | 25/02/2014 15:29

A Prefeitura de Campo Grande estuda criar uma taxa do lixo a ser cobrada dos hospitais e grandes geradores de resíduos sólidos. O objetivo é reduzir os custos para o cidadão comum, segundo a presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Delegados, Ritva Cecília Vieira Queiroz.

Este é um dos pontos em estudo antes do lançamento do edital de nova licitação para escolher a empresa responsável pela coleta e destinação final do lixo. O contrato da Solurb com o município, que previa o faturamento de R$ 1,82 bilhão em 25 anos, foi cancelado pelo juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Amaury da Silva Kuklinski.

No entanto, o prefeito Alcides Bernal (PP) não vem demonstrando pressa em cumprir a sentença judicial, que determinou 10 meses para a realização de nova licitação. Segundo uma fonte da prefeitura, o edital já deveria ser lançado, já que o prazo para substituir a atual concessionária termina em agosto.

Oficialmente, segundo Ritva, o processo está sendo analisado pela Procuradoria Jurídica do Município. “Estamos no aguardo da decisão judicial”, afirmou, sobre a decisão de esperar a sentença transitar em julgado.

No entanto, enquanto aguarda o julgamento final, a Agência de Regulação vem estudando como taxar os grandes geradores de lixo na Capital. “O tratamento de resíduos é caro para o município. Estamos empreendendo trabalho dos grandes geradores de resíduos que lucram e geram lixo”, explicou.

A cobrança pela coleta do lixo consta do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), onde consta taxa de limpeza. No entanto, a prefeitura estuda instituir uma taxa específica para cobrar dos grandes geradores.

Entre os grandes estão os hospitais particulares e públicos, que só continuam sendo atendidos pela Solurb após decisão da Justiça. Eles chegaram a ter a coleta suspensa porque o serviço não estava previsto no contrato firmado entre a Prefeitura e a Solurb em outubro de 2012.

A cobrança de taxa é polêmica, principalmente, porque o contribuinte já considera que o serviço está incluso no IPTU.

No entanto, a prefeitura estuda cobrar apenas dos grandes geradores. Segundo Ritva, a medida poderá baratear o custo para o cidadão comum.

Nos siga no Google Notícias