ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Prefeitura promete promover 533 guardas e categoria desiste de greve

Paula Maciulevicius Brasil e Aline dos Santos | 29/01/2021 13:43
No dia 14 deste mês, categoria havia feito assembleia e discutido greve. (Foto: Marcos Maluf)
No dia 14 deste mês, categoria havia feito assembleia e discutido greve. (Foto: Marcos Maluf)

Quinze dias depois de aprovarem o indicativo de greve, os guardas municipais voltaram atrás depois que a Prefeitura acabou a reivindicações e se comprometeu a promover 533 guardas para a segunda classe, com incremento de 20% nos vencimentos.

Em assembleia realizada hoje (29), a categoria também foi informada de que o município vai transformar o bolsa-alimentação em auxílio para que não haja perdas em relação ao benefício, além de inserir no plano plurianual do orçamento a destinação como meta da regulamentação do adicional de periculosidade.

Advogado do Sindicato dos Guardas Municipais, Márcio Almeida afirmou que a promoção vertical e a transformação da bolsa em auxílio vai ser implementada em cinco dias e, caso o prazo não seja cumprido, a categoria volta a cogitar greve.

“Mas acreditamos que haverá cumprimento, pois o município já fez um outro termo de acordo com o secretário Pedro Pedrossian Neto e houve cumprimento integral do compromisso feito”, ressalta o advogado do sindicato.

Secretário de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto reforçou o compromisso da promoção dos 533 guardas e disse ainda que este ponto já está previsto dentro do plano de cargos e carreiras. "É direito da categoria. O prefeito Marquinhos determinou a promoção e estamos atendendo às outras demandas legítimas", garantiu.

No entanto, Pedrossian não quis se comprometer com prazo e explicou que este ponto implica uma série de mudanças do ponto de vista operacional e que pode não ser tão rápido quanto a Guarda espera. "Embora tenhamos um parecer favorável da Procuradoria do Município em relação a isso, não é tão rápido assim, tem toda uma mudança de decretos", destaca.

Sobre o adicional de periculosidade, Pedrossian Neto diz que apesar deste ponto nunca ter sido concedido, este é o pior ano para se fazer concessões às categorias por conta da pandemia e que essa será uma estratégia de longo prazo. "Vamos negociar a partir do ano que vem e implementar de forma gradual e responsável que atenda pedidos da categoria, mas não vá comprometer o orçamento", resume o secretário.

Nos siga no Google Notícias