ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 21º

Direto das Ruas

Espera por asfalto vira transtorno com ruas tomadas pela lama nas Moreninhas

Obras de drenagem começaram há 45 dias; a cada chuva, veículos atolam e moradores ficam ilhados

Por Cassia Modena | 02/10/2026 09:48


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores do Bairro Moreninha IV, em Campo Grande, reclamam de ruas transformadas em lama durante obras de drenagem e pavimentação, que começaram há 45 dias. Veículos atolam e garagens ficam bloqueadas. A Águas Guariroba, responsável pelo rebaixamento da rede de esgoto, diz que a chuva inviabilizou o trabalho e prevê concluí-lo na próxima semana. A Sisep não respondeu. O prazo total das obras é de 565 dias.

Ruas do Bairro Moreninha IV, em Campo Grande, serão asfaltadas ainda este ano. Foram anos de espera entre os moradores. Mas as obras necessárias para isso estão transformando as vias em "rios" de lama, onde uns veículos atolam e outros ficam impedidos de entrar e sair da garagem.

O corretor de imóveis Carlos Cáceres da Silva, 37, morador da Rua Oriomar Fernandes, afirma que as intervenções começaram há 45 dias. Para ele e os vizinhos, o tempo é excessivo e já causou transtornos demais.

São duas as obras em andamento, de acordo com Carlos: a rede de drenagem, a cargo de contratada da Prefeitura da Capital, e o rebaixamento da rede de água, de responsabilidade da Águas Guariroba.

A cada chuva, a situação se agrava. "Chegou num ápice. Até quando a gente vai ficar desse jeito? Era melhor não ter mexido, era melhor deixar sem asfalto do jeito que tava. A gente mora aqui há muitos anos e sempre passou por perrengue, mas não dessa forma", diz Carlos.

A vizinhança fez vídeos de um Chevrolet/Corsa Classic sendo retirado do atoleiro por uma escavadeira e de um caminhão atolado nos últimos dias. Um vizinho de Carlos também afirma que acabou tendo o carro danificado ao entrar e sair da garagem usando pedras como rampa.

O prazo para conclusão da rede de drenagem e da pavimentação é de 565 dias. Além da Rua Oriomar Fernandes, também estão remexidas as ruas Baobá, Maria Cândida Rezende, Clotilde Chaia, Natividade Quevedo e Samburá.

Com a previsão de tempestade no final de semana, o morador se preocupa. "Até quando a gente vai ficar nesse lenga-lenga?", questiona.

A reportagem questionou a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) sobre a demora e os transtornos, mas não teve resposta.

Em nota, a assessoria de imprensa da Águas Guariroba confirmou que realiza o rebaixamento da rede de água e ramais nas ruas, mas que as chuvas acabaram deixando o solo saturado e inviabilizando temporariamente "a continuidade segura dos trabalhos".

A concessionária informou que a previsão para os serviços de sua competência serem finalizados é a próxima semana. "Com a melhoria do tempo, equipes também atuarão nos pontos críticos de acúmulo de água para mitigar os impactos no tráfego", finalizou.

Matéria editada às 9h59 para correção: o rebaixamento que a concessionária realiza é da rede de água, não de esgoto.