ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeitura segue abrindo pregão para compra de cloroquina

Cloroquina é utilizada para diversas doenças e uso não é feito especificamente para covid, segundo Sesau

Caroline Maldonado | 04/10/2021 11:03
Estoque de farmácia na Capital, com embalagens vermelhas de cloroquina, entre outros medicamentos na prateleira. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Estoque de farmácia na Capital, com embalagens vermelhas de cloroquina, entre outros medicamentos na prateleira. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande abriu um pregão eletrônico para compra de diversos medicamentos, entre eles, a cloroquina, usada em tratamento de covid-19. Está prevista a compra de 131.784 unidades de comprimidos com 150 miligramas pelo valor inicial de R$ 12,9 mil. Segundo assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a cloroquina é utilizada para diversas doenças e o uso não é feito especificamente para covid.

Além da cloroquina, outros 19 medicamentos usados pela rede municipal de saúde serão adquiridos. O valor total estimado do pregão é de R$ 6,1 milhões.

Na Capital, a prescrição da cloroquina ou outros medicamentos do popular “kit covid” ficam a critério do profissional, com concordância do paciente.

Em julho de 2020, a cidade recebeu remessa de 10 mil comprimidos de cloroquina, doados pelo Governo Federal. O prefeito Marcos Trad (PSD) disse logo após a chegada dos medicamentos, que o remédio não seria distribuído de forma unitária pelo sistema público de saúde.

Segundo o prefeito, o acesso ao medicamento dependerá de prescrição médica. Marquinhos garantiu que não haveria distribuição e sim, o direito do médico prescrever e o direito daqueles que não têm uma situação econômica confortável serem atendidos pelo serviço de saúde pública.

O protocolo não mudou depois que o Ministério da Saúde admitiu a ineficácia de cloroquina no tratamento da covid-19, conforme informado pela Sesau em julho deste ano.

Pregão - A Secomp (Secretaria-Executiva de Compras Governamentais) receberá as propostas de fornecimento dos medicamentos até 7h59 do dia 20 de outubro e abre a sessão às 8h.

Os demais medicamentos são omeprazol, polivinilpirrolidona, carvedilol, cefalexina, cloridrato de amiodarona, alopurinol, cloridrato de tiamina, cloridrato de propranolol, cloridrato de prometazina, prednisona, cloridrato de metoclopramida, cloridrato de metformina, complexo b, alendronato de sódio e aciclovir.

Nos siga no Google Notícias