ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Admissão de ineficácia de cloroquina não muda protocolo adotado em Campo Grande

Na Capital, ministrar "kit covid" ainda fica a critério do médico e anuência do paciente

Silvia Frias | 19/07/2021 11:19
Hidroxicloroquina,  medicamento que compõem o "kit covid" , sem comprovação de eficácia contra covid (Foto/Divulgação)
Hidroxicloroquina,  medicamento que compõem o "kit covid" , sem comprovação de eficácia contra covid (Foto/Divulgação)

Mesmo com admissão por parte do Ministério da Saúde da ineficácia de cloroquina no tratamento da covid-19, a prefeitura de Campo Grande não irá alterar o protocolo adotado. Na rede municipal, desde maio de 2002, receitar medicamentos do kit fica a critério dos médicos e anuência dos pacientes.

A ineficácia da cloroquina e outros medicamentos que compõem o “kit covid” foi admitida por documento enviado pelo Ministério da Saúde à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid na semana passada.

"Alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população", diz documento.

A assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que, em Campo Grande, a prescrição da cloroquina ou outros medicamentos do popular “kit covid” ficam a critério do profissional, com concordância do paciente e isso não foi alterado após o divulgado em nota ministerial.

No dia 20 de maio de 2020, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) havia dito que iria liberar o uso do medicamento, mas que isso ia depender da avaliação do médico.

O aval foi dado após protocolo divulgado naquele dia pelo Ministério da Saúde, que liberava uso de cloroquina e hidroxicloroquina até  mesmo para casos leves de covid-19.

Em julho de 2020, Campo Grande ainda recebeu remessa de 10 mil comprimidos de cloroquina, doados pelo governo federal. Naquele mês, o prefeito também anunciou a compra de remédios que compõem o "kit covid", ao custo de R$ 863 mil.

O último levantamento da Sesau data de 16 de junho e indica que a cidade recebeu 25 mil comprimidos de cloroquina, sendo que todo o medicamento foi distribuídos na rede, seja para compor o “kit covid” ou para ser ministrado para outras enfermidades.

Deste total, 6.310 foram dispensados e 18.690 ainda estão no no estoque das unidades de saúde.

Nos siga no Google Notícias