ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Presidente nacional da OAB defende igualdade de condições entre os candidatos

Michel Faustino | 29/01/2015 13:05
Para presidente nacional da OAB reforma política é necessária. (Foto: Marcos Ermínio)
Para presidente nacional da OAB reforma política é necessária. (Foto: Marcos Ermínio)

O presidente do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, delcarou na manhã de hoje (29) durante visita à Capital para o lançamento da pedra fundamental do novo auditório da Seccional de Mato Grosso do Sul, que é preciso refletir sobre “qual reforma politica necessitamos”. Furtado defendeu como base de mudança a “igualdade de condições entre os candidatos”.

Marcus reiterou que o projeto que propõe a reforma política gira em torno de quatro pontos: a proibição do financiamento empresarial de campanha, a eleição proporcional em dois turnos, a representação paritária de gênero na política e o fortalecimento dos mecanismos da democracia direta.

“Essa discussão é extremamente impontante e a Comissão Nacional defende o fim das coligações e a igualdade de homens e mulheres na oportunidade de postulações no parlamento”, disse.

A necessidade da mudança no sistema de escolha dos candidatos também foi defendida pelo presidente da OAB. Segundo ele, uma das propostas é a votação em lista em dois turnos, na qual a escolha no candidato é feita na segunda parte do pleito.

“Assim podemos simplificar tudo. Hoje a cada eleição saem cerca de 500 mil candidatos e com isso podemos reduzir”, comentou.

Marcus lembrou ainda que a mudança no financiamento de campanha é peça-chave na reforma política e no combate à corrupção.

“No modelo atual, empresas são responsáveis por 95% do total arrecadado para as campanhas eleitorais, que têm atingido a cada eleição cifras exorbitantes. E precisamos mudar isso com o financiamento publico de campanha”, finalizou

Nos siga no Google Notícias