A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

29/01/2015 13:05

Presidente nacional da OAB defende igualdade de condições entre os candidatos

Michel Faustino
Para presidente nacional da OAB reforma política é necessária. (Foto: Marcos Ermínio)Para presidente nacional da OAB reforma política é necessária. (Foto: Marcos Ermínio)

O presidente do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, delcarou na manhã de hoje (29) durante visita à Capital para o lançamento da pedra fundamental do novo auditório da Seccional de Mato Grosso do Sul, que é preciso refletir sobre “qual reforma politica necessitamos”. Furtado defendeu como base de mudança a “igualdade de condições entre os candidatos”.

Marcus reiterou que o projeto que propõe a reforma política gira em torno de quatro pontos: a proibição do financiamento empresarial de campanha, a eleição proporcional em dois turnos, a representação paritária de gênero na política e o fortalecimento dos mecanismos da democracia direta.

“Essa discussão é extremamente impontante e a Comissão Nacional defende o fim das coligações e a igualdade de homens e mulheres na oportunidade de postulações no parlamento”, disse.

A necessidade da mudança no sistema de escolha dos candidatos também foi defendida pelo presidente da OAB. Segundo ele, uma das propostas é a votação em lista em dois turnos, na qual a escolha no candidato é feita na segunda parte do pleito.

“Assim podemos simplificar tudo. Hoje a cada eleição saem cerca de 500 mil candidatos e com isso podemos reduzir”, comentou.

Marcus lembrou ainda que a mudança no financiamento de campanha é peça-chave na reforma política e no combate à corrupção.

“No modelo atual, empresas são responsáveis por 95% do total arrecadado para as campanhas eleitorais, que têm atingido a cada eleição cifras exorbitantes. E precisamos mudar isso com o financiamento publico de campanha”, finalizou



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions