ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Preso com arma para vingar morte de Rhennan já foi condenado por “ajudar amigo”

Em 2020, foi detido por tráfico de drogas e em audiência de custódia afirmou que cometeu o crime por “amizade”

Geisy Garnes | 05/11/2021 17:17
Adriano, vestido com a camiseta em homenagem ao amigo, durante audiência de custódia na manhã de ontem. (Foto: Reprodução)
Adriano, vestido com a camiseta em homenagem ao amigo, durante audiência de custódia na manhã de ontem. (Foto: Reprodução)

Sentado diante do juiz plantonista do Fórum de Campo Grande, Adriano Silva da Costa, de 20 anos, preso por carregar um revólver calibre .357 para vingar a morte de Rhennan Matheus Oliveira Tosi, contou um pouco da sua vida antes de ouvir a decisão que o manteve na cadeia de forma preventiva. Essa não é a primeira vez que acaba detido, alega ele, “por amizade”. Em julho de 2020, foi flagrado transportando drogas com outros quatro homens e para o magistrado, afirmou que aceitou participar “para ajudar um amigo”.

Adriano foi preso em um posto de combustível da Rua Capibaribe, Jardim Petrópolis, na noite de quarta-feira (3). Ele ainda vestia a camiseta feita em homenagem a Rhennan, que estampava a foto do rapaz de 19 anos, assassinado a tiros nos altos da Avenida Afonso Pena na noite de domingo (31), e o último adeus na frase: "você foi um bom amigo e um ser humano incrível aqui na terra. Sua falta será sentida em nossos corações para todo o sempre. Descanse em paz".

Foi o nervosismo que entregou Adriano. Segundo o boletim de ocorrência, policiais militares que faziam fiscalização no posto de combustível notaram quando o rapaz correu para dentro da conveniência do local e o seguiram. Flagraram ele tentando esconder o revólver em um engradado de cerveja.

Como não tinha porte de arma e ainda estava com mandado de prisão em aberto, justamente pelo tráfico de 2020, acabou preso. Na delegacia, revelou ter pago R$ 4 mil no revólver para vingar a morte do amigo e assassinar Jhonny de Souza da Mota, de 25 anos, autor confesso dos tiros que mataram Rhennan.

Rhennan foi morto no último domingo nos altos da Avenida Afonso Pena. (Foto: Divulgação/Redes sociais)
Rhennan foi morto no último domingo nos altos da Avenida Afonso Pena. (Foto: Divulgação/Redes sociais)

Apesar da afirmação feita por Adriano a polícia, Jhonny está preso pelo crime desde segunda-feira (1°). Ele também passou por audiência de custódia, confessou o assassinato e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. O dono da arma usada no homicídio, Diego Laertes Vieira Vasconcelos, de 23 anos, também foi detido e teve a preventiva decretada por emprestar o revólver para o amigo.

Também levado a Justiça, Adriano contou que mora com a esposa e o filho, de pouco mais de 1 ano, no Bairro Dom Antônio Barbosa. Explicou que trabalha como servente de pintor e faz bicos para complementar a renda, de R$ 1.100 por mês. Quando perguntado qual a última vez que trabalhou, respondeu naturalmente. “Tava trabalhando agora, só parei para enterrar meu amigo”.

Depois da afirmação, Adriano contou que já foi preso e condenado no artigo 33 da Lei Antidrogas, ou seja, transportar drogas.

Já teve passagem pela polícia” - pergunta o juiz.

“Tive senhor” - responde Adriano.

“Por quê?” - questiona.

“33, fui ajudar meu amigo” - afirma o preso.

O tráfico - Em julho do ano passado, Adriano dirigia um Fiat Strada carregado de maconha, cerca de 600 quilos, quando foi parado por policiais que fiscalizavam a BR-060. Ele tentou fugir em alta velocidade, foi alvo de tiros de alerta e só então parou. Acabou preso em flagrante por um ano e dois meses no regime fechado, até ser condenado a 5 anos e seis meses, no regime semiaberto, pelo crime.

Com a sentença, ganhou a progressão de regime. Saiu do presídio de regime fechado e começou a cumprir pena no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, onde deveria ficar apenas durante as noites. Em agosto, no entanto, saiu na unidade e não voltou mais.

Durante a audiência de custódia, afirmou que não voltou para o presídio para ficar com o filho, que estava fazendo aniversário. “No dia que eu quebrei, no dia seguinte, ia ser o aniversário do meu filho, eu não tinha visto ele ainda, não estava tendo visita”, afirmou.

Ao definir a prisão preventiva, o juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira levou em consideração o histórico de Adriano e os motivos que o levaram a comprar a arma e, por isso, decretou a prisão preventiva do rapaz. Os dois casos, o porte de arma e o assassinato de Rhennan, seguem em investigação.

Frase estampada na camiseta usada por Adriano em homenagem ao amigo. (Foto: Marcos Maluf)
Frase estampada na camiseta usada por Adriano em homenagem ao amigo. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias