ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  06    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Presos no semiaberto da Gameleira custeiam equipamentos para cirurgias

Foram adquiridos bisturis, bandejas e etufas de esterilização para operações básicas médicas e odontológicas

Natália Olliver | 28/09/2022 15:31
Presos no semiaberto da Gameleira custeiam equipamentos para cirurgias
Utensílios médicos para pequenas cirurgias destinados a Gameleira, unidade semiaberta. (Foto: TJMS)

Os presos do Centro Penal Agro-Industrial Gameleira, em regime semiaberto, poderão realizar pequenas cirurgias odontológicas na unidade de segurança mínima masculina, após recebimento de aparelhos custeados pelos próprios internos. O recurso foi destinado pela 2ª Vara de Execução Penal (VEP) de Campo Grande, que retirou 10% do salário dos homens para compra dos utensílios, ação descrita na Portaria nº 001/14. Ao todo foram investidos R$14.518,86.

Na lista de equipamentos adquiridos estão: um bisturi elétrico, com foco cirúrgico; três bandejas de instrumento e uma estufa de esterilização. Entre as pequenas cirurgias que serão realizadas no setor uma delas é a remoção de verrugas e retirada de HPV.

De acordo com a Vara, os equipamentos serão utilizados apenas em pequenos procedimentos médicos e odontológicos, sem a necessidade de escoltas e deslocamentos para unidades de saúde do município.

“A medida cumpre o disposto na Lei nº 7210/1984, art. 41, inciso VII, que estabelece que qualquer unidade prisional deve oferecer, entre outros atendimentos, assistência à saúde”, disse.

A aquisição, além de facilitar a rotina disciplinar do presídio, promete proporcionar o oferecimento de pronto atendimento aos internos com mais segurança e com equipamentos cirúrgicos adequados.

Conforme o médico da unidade, Adriano Machado Rocha, a compra é um passa grande para a presídio.“Posso garantir que com estes equipamentos o setor de saúde deu um passo enorme na qualidade, na agilidade e na segurança dos atendimentos”, pontuou.

Os recursos foram disponibilizados à unidade penal no dia 24 de agosto e os equipamentos chegaram ao presídio no dia 19 de setembro.

Nos siga no Google Notícias