A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

18/02/2014 09:25

Presos transformam presídio em lixão para evitar corte de sinal de celular

Graziela Rezende
Lixo acumulado na 1ª semana de protesto. Foto: DivulgaçãoLixo acumulado na 1ª semana de protesto. Foto: Divulgação

A segunda semana de greve dos presos da Máxima, em Campo Grande e também em Dourados, a 233 quilômetros da Capital, já transforma os estabelecimentos penais em um “lixão a céu aberto”, de acordo com agentes penitenciários. A reivindicação seria por melhorias na alimentação, assessoria jurídica e saúde e, por conta disso, eles saem das celas apenas para o banho de sol e atividades de lazer, sem fazer qualquer limpeza no local.

“Os presos dos pavilhões I e II estão acumulando o lixo, deixando apodrecer a comida que recebem dos familiares e descendo dos pavilhões apenas em casos de emergência. Eles falam sobre as reivindicações, mas sabemos que estão protestando mesmo é por conta da instalação de bloqueadores de celulares no local”, afirma o presidente do Sinsap/MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária), Francisco Sanábria.

Na semana passada, foram duas horas de testes no presídio. Na ocasião, os detentos já começaram a se organizar para evitar o corte do sinal, segundo Sanábria. “A alimentação deles é de uma empresa terceirizada, com nutricionista. O quadro de médicos lá é suficiente e todos têm acesso aos seus advogados. Então sabemos que os pedidos não tem sentido”, comenta Sanábria.

Superlotação – Algo que não foi comentado por eles, de acordo com o presidente, seria um motivo para protesto. “Eles, na maioria dos casos, estão em 20 pessoas na cela que deveria ter apenas seis presos. Isso é algo preocupante, até para os agentes penitenciários, que vivem em uma situação delicada”, diz o presidente.

Caso ocorra algo mais grave, o sindicato teme falta de efetivo para conter os presos. “Será muito difícil abafar o movimento se eles fizerem uma rebelião, por exemplo. Durante o expediente, são mais agentes. Porém, após às 14h, ficam apenas 10 servidores para cuidar do local. Existem casos até de um agente para monitorar 700 presos, que inclusive pode virar refém deles”, diz o presidente.

Medidas sigilosas – De acordo com o titular da Sejusp/MS (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini, medidas estão sendo tomadas para conter a ação dos presos. Algumas inclusive que serão implantadas ainda hoje.

“Centralizamos as ações com o presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o coronel Deusdete Oliveira. Nesta terça-feira teremos uma reunião, no período da tarde, para discutir efetivamente o que será feito neste sentido”, finaliza Jacini.

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...


Até parece que familiares dos detentos vai falar o verdadeiro motivo das greves...se for pelo sinal de celular vão morrer negando!!!!
 
cris alves em 18/02/2014 15:42:35
Não sei porque motivo ainda não proibiram o banho de sol!!!
As autoridades demoram muito a tomar providências, por isso o caos se instaura, por isso as rebeliões ocorrem! Não existe rebelião do nada, eles sempre dão indícios antes!
 
Carolina Viana em 18/02/2014 15:27:30
Não se esqueçam: são bandidos, perigosos, não tem dó e nem piedade, só quem já passou apuros com eles é que podem dizer com sinceridade o que eles merecem. Tem que deixar eles apodrecerem na cadeia, porque quem eles mataram, roubaram, estupraram, podem ter certeza que estão convivendo com a dor que jamais vai passar.
 
Placida Barros em 18/02/2014 14:58:48
Fabiana Lapa, se você acha desumano a forma que eles vivem lá dentro, levo-os para sua casa então!!!!!!!! DESUMANO É O QUE ELES FAZEM QUANDO ESTÃO SOLTOS!!! Procuraram por isso, que vivam no chiqueiro que eles mesmos estão fazendo!!!
 
Charlene Duarte em 18/02/2014 14:49:49
Nossa gente quanta maldade por parte das pessoas de bem!!!!!!!!!!, vamos lá gente o que e que tem esses presos maravilhosos usarem o telefone...acha até que deveriam ter linhas diretas na selas para evitar o gastos deles.......também com tanto Brasileiro pagando a conta. Como se não basta-se nosso maravilhoso SENADO que tanto orgulho nos dá. Parabéns para a SSP/MS por tentar resolver o problema da melhor forma possível (falta so avisar a que horas o portão estará aberto).

QUE RIDÍCULO

 
MARCO AURÉLIO em 18/02/2014 14:16:01
Celulares precisam de energia, presos não; necessitam de luz e água quente, então, energia solar p/ água e iluminação com led's.
 
Odescia Madeira em 18/02/2014 13:58:37
Se depender de mim, eles que se afoguem e chafurdem no próprio lixo até morrer asfixiados.
 
Paula Saldanha em 18/02/2014 13:51:54
Daqui uns dias vão reclamar que a internet 3G ta muito lenta, barbaridade.
FABIANA DE OLIVEIRA LAPA , acho que podemos resolver isso diminuindo a população carcerária e sabe como fazer isso: presos reinscidentes e presos com pena que superam a expectativa de vida deveriam ter pena de Morte.
Ou iremos financiar esses criminosos na cadeia para o resto da vida.
 
João Carlos Meth em 18/02/2014 13:39:29
Preso fazendo greve? kkkkk.... piada hein!! .. por mim, que se acabem numa montanha de lixo. Não sou seguidor do Bolsonaro, mas algumas coisas que ele diz são condizentes: "é só não matar, não roubar, não estuprar, que você não vai pra lá" ... "bandido não é um coitado excluído da sociedade, bandido é v.... mesmo".
 
Leonardo Reis em 18/02/2014 13:33:20
Se eu administrasse o presídio, estabeleceria greve também. Água, Energia, Comida, Visitas e Banho de Sol só seriam restabelecidos após a limpeza.
 
David Marques em 18/02/2014 13:06:00
O ESTADO TEM QUE TOMAR PROVIDENCIA URGENTEMENTE, PRESIDIO SUPER LOTADO E COM POUCO EFETIVOS DE AGENTES,ISSO É UM PERIGO PARA A VIDA DOS TRABALHADORES DO SISTEMA CARCERÁRIO.
 
PAULO MARQUES em 18/02/2014 13:00:56
é fácil o povo julgar sem saber da verdadeiras razões sou mãe de um detento e não é nada disso que estão publicando pela parte do sistema prisional o que os presos estão reivindicando é saúde que está precária não atendimento medico nem remédios,assistencia juridica nem existe faz tempo tem presos que já eram pra estar na rua e ainda estão lá ai me fala a cadeia está cheia...por conta disso...olha o sistema prisional precisa de uma visita urgente das autoridades competentes ...
 
vanessa costa em 18/02/2014 12:06:31
a propósito meu celular fica sem sinal o tempo todo faço a maior choradeira e minha operadora nem me atende... acho que vou ter que mudar para o presidio para ter celular bom
 
ailton branco em 18/02/2014 11:58:58
Lendo uma matéria desta tenho receio estar perdendo a noção do que é verdade, invenção, mentira, realidade ou maluquice. Se não chegamos ao fundo do poço estamos bem perto. rsrsrs.
 
Valter Castilho em 18/02/2014 11:43:30
Este bandidos estao desorganizados eles tem de reivindicar uma audiencia com a presidente dilma e seu chefe lula.
 
PAULO ROBERTO FERNANDES em 18/02/2014 11:30:40
e nos q moramos perto dessas casas de delinquentes sofremos por isso celular aq na região do don antonio barbosa não funciona de geito algum isso é uma falta de respeito com a sociedade cade o pente fino agora esses bandidos fica usando celular pelo amor de Deus se ta preso é porque esta sofrendo as consequencias que procurou então não deveria nem ter banho de sol !!!!
 
daiane cristina em 18/02/2014 11:21:30
Sinal de celular? Quem sabe uma cama com colchão dágua, TV 42 polegadas, ar condicionado e uma festa todo final de semana para complementar.
 
Thiago Silva em 18/02/2014 11:01:34
é ninguem sabe o q se passa la dentro, ate q um dia esteja la, só sei q la é uma mafia, mafia mesmo....
 
eduardo sena em 18/02/2014 10:47:23
E DESDE QUANDO CADEIA E HOTEL;MOTEL;AREA DE RECREAÇAO;SEM ESSA DE TRABALHAR 3 DIAS E PERDER 1 DIA DE PENA E QUEM PAGA INSS;OS CARAS TEM TUDO AI E VIVEM RECLAMANDO;QUE MANDOU ROUBAR;MATAR;TRAFICAR;SE ESTIVESSEM COM CABO DE UMA ENXADA NA MAO COMO EU LIMPANDO QUINTAL DOS OUTROS;TRABALHANDO AQUI E ALI;HONESTAMENTE NAO ESTARIAM AI NESSE CHIQUEIRO;NESSA VIDA QUE ELES MESMOS ESCOLHERAM.
 
rejani rilke em 18/02/2014 10:42:18
eu acredito que em nenhum lugar '' DO MUNDO'' ocorre uma barbaridade destas....PRESO, fazer greve por ''querer'' usar celular.... Celular que eles usam para mais bandidagem.
PAU NELES E POE PRA TRABALHAR E PRONTO...
 
aurelio costa em 18/02/2014 10:36:03
Pode até ser verdade que eles estão fazendo isso por causa dos bloqueadores mas as cenas lá dentro são sub-humanas na ala da saúde onde o lugar devia ser o mais limpo por que a detentos doentes a esgoto a céu aberto celas sem iluminação. Logico que se eles quiser conforto não tinha aprontado mas como ressocializar alguém tratando como animais uma as pessoas que vistam não cometeram crime nenhum e os agente tratam as visitas como se fossem criminosas também. O sistema carcerário brasileiro é uma bomba relógio que a qualquer momento pode explodir Agepen já esqueceu das cenas chocante que aconteceu em maio de 2006 então não deixe acontecer novamente tá na hora de tomar providencias
 
FABIANA DE OLIVEIRA LAPA em 18/02/2014 10:35:36
chegar a ser cômico isso ... preso fazendo greve !!! kkkkkk e tbm a coordenação passando informações como essa ('' Durante o expediente, são mais agentes. Porém, após às 14h, ficam apenas 10 servidores para cuidar do local.'' ) ou seja comunicando p/ todo mundo os horarios mais propícios para uma rebelião, informações como essa deveriam ser mantidas em sigilo e resolvidas internamente.
 
Adolfo rodolfo em 18/02/2014 10:12:07
desde quando preso pode exigir sinal de celular?
 
luciano santos em 18/02/2014 10:08:09
COITADINHOS NÃO QUEREM FICAR SEM CELULARES, QUE PENA, ELES DEVIAM VIR PRA RUA PROTESTAREM É SÓ FECHAREM A AFONSO PENA EM HORÁRIO DE PICO COM ESCOLTA DA POLICIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
idevaldo de jesus em 18/02/2014 09:52:19
Que apodreçam junto com seus próprios lixos...ele precisam de sinal de celular pra que?? pra comandar os furtos aq do lado de fora...espero que esses trabalhadores não queira fazer rebelião igual aquela do Maranhão!!!
 
cristina alves em 18/02/2014 09:46:44
É isso que dá unificar a Secretaria de Justiça com a Secretaria de Segurança Pública e ainda deixar no cargo alguém que é Delegado da Polícia Federal. Certamente sofrerá solução de continuidade. São aberrações do nosso MS.
 
Rinaldo Ribeiro em 18/02/2014 09:43:44
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions