ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Previsões indicam dias dramáticos da covid em pleno aniversário de Campo Grande

Torcida é para que projeção não se confirme, e enquanto isso, quem tradicionalmente faz parte dos festejos, vai comemorar em casa

Lucia Morel e Aletheya Alves | 02/08/2020 07:20
Na Afonso Pena, ficou o sinal no chão da retirada do letreiro de parabéns pelos 120 anos, completados em 2019. (Foto: Silas Lima)
Na Afonso Pena, ficou o sinal no chão da retirada do letreiro de parabéns pelos 120 anos, completados em 2019. (Foto: Silas Lima)

No próximo dia 26 de agosto, Campo Grande completa 121 anos de fundação e diante da pandemia do novo coronavírus, comemora-se como? Sem desfile cívico previsto, o medo é que até lá, além de não haver festa, ainda cumpra-se previsão de pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)  indicando situação crítica na saúde da cidade durante todo o mês de aniversário com pico em 25 de agosto.

Segundo o último levantamento divulgado, em 27 de julho, crescimento no número de casos e mortes na Capital tem sido exponencial desde meados de junho e continua.

“Infelizmente, se nada for feito para conter a proliferação da doença, continuaremos neste cenário por todo o mês de agosto”, diz parte da análise.

Pior ainda é a projeção de uso de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Para o dia 16 de agosto, é estimada superlotação, com mais pessoas precisando dessas vagas do que leitos disponíveis para internação.

Com esse quadro, o Campo Grande News conversou com quem está, tradicionalmente, fazendo parte dos festejos de aniversário. Ouvimos representantes do Mercadão Municipal e da Banda de Música. Todos disseram que não há muito o que comemorar.

A ideia comum é de que “tudo isso vai passar” e que nesse processo, todos estão aprendendo.

Cleuber Linares tem 49 anos e é presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Campo Grande,  entreposto a caminho dos 62 anos, em setembro.

Ele convive no local desde os 5 anos de idade, quando o pai montou a peixaria, e não se lembra de momento tão tenso na cidade desde então.

“Essa situação é totalmente atípica. Nenhum de nós nunca passou, nunca viu algo parecido, não fomos ensinados a lidar com isso, então, estamos aprendendo na prática”, ressalta. “Não vejo muito o que comemorar (no aniversário de Campo Grande”, enfatiza.

Mercadão é tradicional e todos os anos realiza o Festival do Pastel, que não ocorrerá este ano. (Foto: Kísie Anoiã/Arquivo
Mercadão é tradicional e todos os anos realiza o Festival do Pastel, que não ocorrerá este ano. (Foto: Kísie Anoiã/Arquivo

Para ele, a única celebração seria as próprias saúde e vida, por aqueles ainda imunes à doença. “Não tem muito o que comemorar, se tiver é pra comemorar a vida, por conseguir ultrapassar essa fase que não está fácil pra ninguém”, sustenta.

Apesar de considerar o aniversário de Campo Grande data especial, afirma ser preciso ter muita cautela. “Quando a gente fala em comemorar a gente lembra de festa, dos festivais de pastel, de sobá, do desfile e outros eventos, e não vai ter nada disso. Então, a gente comemora com a saúde e seguindo as orientações de distanciamento”.

Maestro da Banda Municipal de Música, Antônio Marcos Ramires Bezerra, 50 anos participa do Desfile Cívico em comemoração ao aniversário da Capital desde os 7 anos de idade. “Me arrepio todo!”, afirma, e relembra que “o desfile era o ápice das comemorações, que começavam com a alvorada na Esplanada e de lá, a gente se deslocava pro desfile”. No ano passado, o evento reuniu 25 mil pessoas.

Desfile Cívico do ano passado reuniu 25 mil pessoas. (Foto: Divulgação Prefeitura)
Desfile Cívico do ano passado reuniu 25 mil pessoas. (Foto: Divulgação Prefeitura)

Otimista, ele se nega a ver apenas o lado negativo de toda a situação e avalia que é preciso olhar para o que se pode aprender. “

"Se vai ser triste ou não, não sei, mas sei que estamos aprendendo, é tudo novidade. Talvez com tudo isso passemos a valorar outras coisas, ter outras referências”, afirma.

Bezerra avalia que a tristeza existe pelas vidas perdidas com a pandemia. Diz, porém, ver necessidade de “refletir sobre isso, como tirar algum proveito de uma situação tão ruim, olhar pra frente e pensar que vai passar”, sustenta.

Alternativas de pandemia - Uma alegria deste ano, por exemplo, foi poder fazer projeto novo para a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), em que, cada músico da banda, em casa e do celular, toca o tema da novela "Novo Mundo", da Rede Globo. Na edição, os vídeos foram reunidos, formando uma bela apresentação, à distância.



Também parte da Banda Municipal, João Victor Santos Mendes Alves, 18 anos, esteve presente no Desfile Cívico por três anos seguidos – 2017, 2018 e 2019 -, e participaria este ano, se houvesse.

“A sensação de participar do desfile é única, não dá pra explicar. Estar ali, tocando, vendo o povo olha pra você, aplaudir. É muito bom”, revela, afirmando que em anos que o evento acontece, a preparação começa cedo. “Meses antes... a gente ensaiava na rua, no bairro Amambaí e ia desfilando pela rua e tocava pras pessoas que passavam”.

Sem nada disso em 2010, ele diz que a pandemia “frustrou muita gente este ano”, mas que “querendo ou não, tem que parar, tem que evitar aglomeração” e que, mesmo sendo um momento triste, é necessário. “É uma pandemia, todo mundo está sendo afetado”, lamenta.

Maestro Marcos Bezerra em desfile, com os netos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Maestro Marcos Bezerra em desfile, com os netos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nas ruas - Para quem anda pelas ruas da cidade, o momento explica a ausência de comemorações efusivas.  A pensionista Fátima Chaves, 62, diz que "é triste pensar que não vai ter nada", porque ela sempre vai ao desfile e leva o neto. O jeito é resignar-se: "a gente precisa abrir mão pela saúde geral".

Ela analisa ainda que "se tiver desfile ou qualquer tipo de festa com gente nas ruas, o pico só vai piorar e nunca vai acabar tudo isso. É melhor resguardar, as pessoas estão morrendo. Depois a gente se reúne e comemora, quando as coisas se resolverem".

Fátima Chaves, 62, diz que "é triste pensar que não vai ter nada. (Foto: Kísie Anoiã)
Fátima Chaves, 62, diz que "é triste pensar que não vai ter nada. (Foto: Kísie Anoiã)

Roseleine da Silva Lima, 35, é atendente e sustenta que "a saúde é mais importante do que qualquer outra coisa". Segundo ela, "ano que vem tem festa e aniversário, a gente só precisa se cuidar e respeitar. A gente sabe que se tivesse festa, desfile, ia lotar ainda mais os hospitais. Mais gente ainda morrendo por falta de leito", pondera.

A reportagem procurou a Prefeitura de Campo Grande para informar que eventos, mesmo online, que estão programados para o mês de aniversário. O retorno foi o pedido para que se aguardasse, porque será anunciado.

Nos siga no Google Notícias