A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Agosto de 2018

15/03/2016 17:03

Professores mantêm greve e 95 mil podem ficar sem aula até quinta

Thiago de Souza e Fernanda Yafusso
Professores lotaram sede da ACP e decidiram mantêr paralisação. (Foto: Fernanda Yafusso)Professores lotaram sede da ACP e decidiram mantêr paralisação. (Foto: Fernanda Yafusso)

Professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande mantiveram a paralisação das atividades e podem deixar 95 mil alunos sem aulas até quinta-feira (17) – nesta terça (15), primeiro dia da greve, 20 das 94 escolas municipais aderiram ao movimento. Em assembleia-geral extraordinária, nesta tarde, os profissionais da educação exigiram que o prazo de 40 dias, pedido pelo prefeito, Alcides Bernal (PP), para negociar o reajuste salarial seja reduzido. 

A paralisação ocorre apenas um mês depois do início do ano letivo. Os professores entendem que a diminuição do prazo de 40 dias dá liberdade para a ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) negociar melhor as reivindicações da categoria. Eles pedem 13,01% de aumento salarial referente a 2015 e 11,03% relativos a 2016. 

Os professores aceitaram a proposta da Prefeitura em suspender o questionamento feito ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) sobre a Lei Municipal n° 5.411/2014. O presidente da ACP, Lucílio Souza Nobre, considerou o resultado da assembleia como positivo. 

Além da paralisação de três dias nas 94 escolas da Capital, o sindicato vai promover outras ações para manter a pauta de reivindicação ativa. Hoje, vinte escolas aderiram à paralisação, segundo a ACP.  

Nesta quarta-feira (16), a partir das 8 horas, vai haver uma passeata, com apoio da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação), pedindo o cumprimento da lei 5411/14, conhecida como “Lei do Piso”.

No dia 17 deste mês está programada ida à Camara Municipal de Campo Grande para que os representantes da categoria conversem com vereadores para pedir apoio na luta por reajuste e outras reivindicações. No mesmo dia, à tarde, será feita uma adesivagem de veículos em frente à ACP.

Assembleia-geral extraordinária reuniu 300 professores na sede da ACP. (Foto: Simão Nogueira) Assembleia-geral extraordinária reuniu 300 professores na sede da ACP. (Foto: Simão Nogueira)
Homem é encontrado ferido a tiros em frente a motel durante a madrugada
Sidinei Veiga Ribas, 22 anos, foi encontrado ferido com dois tiros, na madrugada desta terça-feira (21), na Avenida Redentor, no Parque Residencial M...
Traficante é preso transportando em veículo 250 kg de maconha
Vindo de Minas Gerais, Amélio José de Oliveira Junior, 50 anos, foi preso transportando em um carro de passeio 250 quilos de maconha, na madrugada de...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions