A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

20/04/2017 18:54

Programa contra Baleia Azul quer orientar população e prevenir suicídios

Com objetivo de difundir informações sobre os perigos do jogo mortal, iniciativa pretende alertar pais, alunos e professores.

Anahi Gurgel
Deputada Mara Caseiro (PSDB) apresentou, nesta quinta-feira (20) proposta que cria programa de prevenção e combate ao Baleia Azul. (Foto: Divulgação)Deputada Mara Caseiro (PSDB) apresentou, nesta quinta-feira (20) proposta que cria programa de prevenção e combate ao Baleia Azul. (Foto: Divulgação)

O jogo de internet Baleia Azul — que tem despertado a preocupação de pais e professores no mundo todo por incitar adolescentes a cometerem automutilação e suicídio – ganhou espaço para debates também entre parlamentares de Mato Grosso do Sul.

O assunto foi colocado em pauta durante sessão na Assembléia Legislativa, nesta quinta-feira (20), quando foi apresentada proposta que tem como meta combater fortemente o “game da morte” no estado. De autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), a proposição sugere a criação do Programa de Prevenção e Combate ao Jogo da Morte – Baleia Azul, com a meta de estabelecer ações de prevenção do suicídio de crianças e adolescentes que aderem aos desafios do game.

O programa pretende concentrar ações conjuntas de diversos órgãos públicos e entidades parceiras, como o CVV (Centro de Valorização da Vida), para estabelecer uma rede de divulgação de informações sobre o Baleia Azul, também conhecido como “Blue Whale”.

Pela proposta, as ações do programa deverão ser divulgadas sem custos nos meios de comunicação, além de oferecer palestras a pais e alunos em escolas da rede pública e particular. Também está previsto atendimento específico para jovens que aceitaram participar dos desafios.

A ideia é criar um grupo de trabalho para ser responsável pela efetivação do programa. A medida deverá contar com técnicos das secretarias estaduais de Educação, Segurança Pública e de Saúde, que farão a capacitação de profissionais que irão compor o grupo.

“As secretarias também atuarão junto às direções das escolas visando a efetiva segurança e divulgação de boas práticas de comportamento”, explicou a deputada Mara Caseiro.

A proposta segue para a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), onde deverá ser analisada em regime de urgência.

Jogo Baleia azul estabelece 50 desafios, como cortar a pele com lâminas, até chegar ao suicídio. (Foto: Divulgação/Internet)Jogo Baleia azul estabelece 50 desafios, como cortar a pele com lâminas, até chegar ao suicídio. (Foto: Divulgação/Internet)

 Debates na tribuna e escolas - O Baleia Azul também foi tema de debate na sessão de hoje (20) na Câmara de Campo Grande. Os vereadores propuseram que a Secretaria Municipal de Educação elabore uma espécie de cartilha voltada a pais de alunos e professores com orientações sobre o jogo do suicídio.

O assunto, proposto pelo delegado Wellington de Oliveira (PSDB) comentou sobre a mensagem que está circulando desde ontem no estado com ameaça de envenenamento de alunos. O caso ganhou repercussão principalmente em Ponta Porã, onde professores de duas escolas particulares citadas na mensagem, preocupados com a situação, registraram boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia Civil do município, como noticiou o Campo Grande News.

Muitos parlamentares se manifestaram, ressaltando a importância do diálogo na família, de pais e responsáveis ficarem atentos aos primeiros sinais de alterações entre crianças, adolescentes e jovens.

A Comissão de Saúde da Casa de Leis está organizando uma audiência pública, às 14h, tendo o Baleia Azul como destaque, para debater o suicídio na adolescência.

Nas escolas de Campo Grande, os perigos do jogo estão sendo difundidos entre alunos e o corpo docente. Em um colégio particular, por exemplo, haverá um ato de conscientização nesta segunda-feira (24), às 9h.

Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
Nas últimas semanas há uma difusão de notícias sobre casos de adolescentes que cometeram ou tentaram suicídio ao entrar em um jogo da internet denomi...
Estelionatários usam nomes de veterinários para aplicar golpe
A Polícia Civil de Campo Grande investiga um novo golpe aplicado por estelionatários da Capital que utilizam o nome de clínica veterinárias para ofer...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions