ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Programa contra Baleia Azul quer orientar população e prevenir suicídios

Com objetivo de difundir informações sobre os perigos do jogo mortal, iniciativa pretende alertar pais, alunos e professores.

Anahi Gurgel | 20/04/2017 18:54
Deputada Mara Caseiro (PSDB) apresentou, nesta quinta-feira (20) proposta que cria programa de prevenção e combate ao Baleia Azul. (Foto: Divulgação)
Deputada Mara Caseiro (PSDB) apresentou, nesta quinta-feira (20) proposta que cria programa de prevenção e combate ao Baleia Azul. (Foto: Divulgação)

O jogo de internet Baleia Azul — que tem despertado a preocupação de pais e professores no mundo todo por incitar adolescentes a cometerem automutilação e suicídio – ganhou espaço para debates também entre parlamentares de Mato Grosso do Sul.

O assunto foi colocado em pauta durante sessão na Assembléia Legislativa, nesta quinta-feira (20), quando foi apresentada proposta que tem como meta combater fortemente o “game da morte” no estado. De autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), a proposição sugere a criação do Programa de Prevenção e Combate ao Jogo da Morte – Baleia Azul, com a meta de estabelecer ações de prevenção do suicídio de crianças e adolescentes que aderem aos desafios do game.

O programa pretende concentrar ações conjuntas de diversos órgãos públicos e entidades parceiras, como o CVV (Centro de Valorização da Vida), para estabelecer uma rede de divulgação de informações sobre o Baleia Azul, também conhecido como “Blue Whale”.

Pela proposta, as ações do programa deverão ser divulgadas sem custos nos meios de comunicação, além de oferecer palestras a pais e alunos em escolas da rede pública e particular. Também está previsto atendimento específico para jovens que aceitaram participar dos desafios.

A ideia é criar um grupo de trabalho para ser responsável pela efetivação do programa. A medida deverá contar com técnicos das secretarias estaduais de Educação, Segurança Pública e de Saúde, que farão a capacitação de profissionais que irão compor o grupo.

“As secretarias também atuarão junto às direções das escolas visando a efetiva segurança e divulgação de boas práticas de comportamento”, explicou a deputada Mara Caseiro.

A proposta segue para a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), onde deverá ser analisada em regime de urgência.

Jogo Baleia azul estabelece 50 desafios, como cortar a pele com lâminas, até chegar ao suicídio. (Foto: Divulgação/Internet)
Jogo Baleia azul estabelece 50 desafios, como cortar a pele com lâminas, até chegar ao suicídio. (Foto: Divulgação/Internet)

 Debates na tribuna e escolas - O Baleia Azul também foi tema de debate na sessão de hoje (20) na Câmara de Campo Grande. Os vereadores propuseram que a Secretaria Municipal de Educação elabore uma espécie de cartilha voltada a pais de alunos e professores com orientações sobre o jogo do suicídio.

O assunto, proposto pelo delegado Wellington de Oliveira (PSDB) comentou sobre a mensagem que está circulando desde ontem no estado com ameaça de envenenamento de alunos. O caso ganhou repercussão principalmente em Ponta Porã, onde professores de duas escolas particulares citadas na mensagem, preocupados com a situação, registraram boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia Civil do município, como noticiou o Campo Grande News.

Muitos parlamentares se manifestaram, ressaltando a importância do diálogo na família, de pais e responsáveis ficarem atentos aos primeiros sinais de alterações entre crianças, adolescentes e jovens.

A Comissão de Saúde da Casa de Leis está organizando uma audiência pública, às 14h, tendo o Baleia Azul como destaque, para debater o suicídio na adolescência.

Nas escolas de Campo Grande, os perigos do jogo estão sendo difundidos entre alunos e o corpo docente. Em um colégio particular, por exemplo, haverá um ato de conscientização nesta segunda-feira (24), às 9h.

Nos siga no Google Notícias