ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Projeto de lei que libera instalação de antenas da telefonia gera polêmica

Alan Diógenes | 21/05/2015 18:55
Ambientalistas dizem que ondas eletromagnéticas oferecem risco à saúde da população. (Foto: Marcos Ermínio)
Ambientalistas dizem que ondas eletromagnéticas oferecem risco à saúde da população. (Foto: Marcos Ermínio)

Ambientalistas de Mato Grosso do Sul criticaram a decisão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) de sancionar o projeto de lei, nesta quinta-feira (21), que propõe novas regras para a instalação de antenas e estações de rádio base no Estado. Eles acreditam que a emissão de ondas eletromagnéticas expõem a população a riscos de contrair doenças.

Conforme o coordenador do Fórum do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de MS, Haroldo Borralho, o impasse sobre a liberação de licenças para a instalação de antenas já vem de tempo. “Em 2011 denunciamos ao MPE (Ministério Público Estadual) esta emissão descontrolada de ondas eletromagnéticas que oferecem risco à população. O juiz acatou a decisão, mas agora o legislativo vem com esta decisão. Isto muito nos preocupa”, argumentou.

Segundo o ambientalista, o Senado Federal aprovou lei que regulamenta a instalação das antenas, que devem ficar a 300 metros distante de escolas, creches, asilos e hospitais. “Estes locais não têm benefício algum com estas antenas, muito pelo contrário, estão ameaçados por elas. Os políticos sabiam do risco e mesmo assim tomaram essa decisão sem antes mesmo ouvir a população”, mencionou.

O autor do projeto, deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), disse que a decisão, que visa dobrar o número de torres, destrava a liberação de licenças e garante melhorias no sinal de telefonia nos municípios do Estado. “A principal queixa das operadoras é a dificuldade de instalar antenas e do consumidor é a falta de sinal, então, o projeto é um passo importante para melhorar a qualidade do serviço em Mato Grosso do Sul”, frisou Marquinhos.

Para criar o projeto de lei, o parlamentar se inspirou no programa Comunica Campo, desenvolvido no Espírito Santo, e sugeriu dispositivo que possibilita ao Governo do Estado conceder benefícios fiscais para as operadoras instalar antenas na zona rural. “A lei anterior vedava a instalação de antenas próximas a parques, praças, centros esportivos e áreas verdes, agora, será permitido com autorização do órgão competente. Também diminuímos a distância entre as torres de 500 para 100 metros”, destacou.

O deputado falou que antes de criar o projeto ouviu os órgãos competentes para fundamentar as mudanças. “Todos os dispositivos são sugestões das empresas para facilitar, sem prejudicar o meio ambiente, a liberação de licenças no intuito de melhorar o sinal da telefonia no Estado”, finalizou.

Riscos a saúde - Há muitas especulações em relação aos danos à saúde provocados pela exposição a ondas eletromagnéticas. Alguns médicos as relacionam com o aparecimento de câncer, conjuntivites, cataratas, glaucomas, leucemias e enfermidades ligadas ao sistema nervoso central, entre as quais a doença de Alzheimer e problemas de infertilidade.

Nos siga no Google Notícias