ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Projeto de revitalização do Sóter já está em licitação e deve sair em agosto

Paula Maciulevicius | 27/07/2011 18:38

Coordenação do Parque informou que verba vem do PAC 2 e obra está em licitação

Lago assoreado quase não existe mais no Parque do Sóter. (Foto: João Garrigó)
Lago assoreado quase não existe mais no Parque do Sóter. (Foto: João Garrigó)

A situação de abandono no Parque do Sóter, mostrada hoje pelo Campo Grande News promete ser resolvida através de um projeto de revitalização que está em processo de licitação. A informação vem da secretaria de Obras e da coordenação do Parque.

A erosão que ameaça tomar as calçadas de caminhada, os banheiros sem condições de uso, o lago e as árvores praticamente não existem mais,

Durante a visita do Campo Grande News nesta manhã, o local, feito justamente para atender a população e inaugurado em 2004, estava deserto, com as pistas de caminhada vazias. A reposta para a ausência de visitantes é visível, o abandono do local.

O coordenador do Parque, Francisco Luís do Nascimento, afirmou que será feita obra de contenção de águas da chuva e desassoreamento do lago. Esta etapa já está em licitação.

A demora para o projeto começar vem da questão da verba. “Ainda não tinha saído o dinheiro para revitalizar, agora vem do PAC 2”, informou Francisco.

Ele ainda assegura que o projeto vai contemplar tudo, a contenção da cratera, manutenção dos brinquedos, banheiros, assoreamento e o que for preciso. “As guaritas também vão ser revitalizadas, o parque todo será pintado”, diz.

Projeto para revitalizar promete manutenção em banheiros, contenção da cratera e de enchentes.
(Foto: João Garrigó)
Projeto para revitalizar promete manutenção em banheiros, contenção da cratera e de enchentes. (Foto: João Garrigó)

O lançamento da revitalização está previsto para o aniversário da cidade, data em que outras obras também serão iniciadas.

Questionado se não havia como realizar manutenções contínuas, para que o Parque não chegasse a situação em que se encontra, o coordenador comenta que não tinha como fazer nada.

“Não pode prever o que vai acontecer, tudo o que teve foi em virtude da chuva. E não é só no Parque, tem pelo menos uns oito lugares da cidade dessa forma também”, relaciona.

Os problemas não param por aí, o lago do Parque, formado pelo Córrego Sóter, não existe mais, devido ao assoreamento causado pela erosão em uma extensa área bem no meio do Sóter. O buraco formado já está chegando às pistas de caminhada, e já “levou” a cerca. A cratera também ameaça derrubar várias árvores.

“Tudo depende de recursos é uma burocracia. Junto com a licitação do Sóter estão mais cinco ou seis pastas juntas”, afirma o coordenador.

Estrutura - O Parque Ecológico do Sóter foi inaugurado no fim de 2004, projetado como parque modelo, dispõe de área verde com 22 hectares, quadras poliesportivas, pista de skate e patinação, pista de caminhada, ciclismo e quiosque com churrasqueira.

Nos siga no Google Notícias