A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

27/07/2011 18:38

Projeto de revitalização do Sóter já está em licitação e deve sair em agosto

Paula Maciulevicius

Coordenação do Parque informou que verba vem do PAC 2 e obra está em licitação

Lago assoreado quase não existe mais no Parque do Sóter. (Foto: João Garrigó)Lago assoreado quase não existe mais no Parque do Sóter. (Foto: João Garrigó)

A situação de abandono no Parque do Sóter, mostrada hoje pelo Campo Grande News promete ser resolvida através de um projeto de revitalização que está em processo de licitação. A informação vem da secretaria de Obras e da coordenação do Parque.

A erosão que ameaça tomar as calçadas de caminhada, os banheiros sem condições de uso, o lago e as árvores praticamente não existem mais,

Durante a visita do Campo Grande News nesta manhã, o local, feito justamente para atender a população e inaugurado em 2004, estava deserto, com as pistas de caminhada vazias. A reposta para a ausência de visitantes é visível, o abandono do local.

O coordenador do Parque, Francisco Luís do Nascimento, afirmou que será feita obra de contenção de águas da chuva e desassoreamento do lago. Esta etapa já está em licitação.

A demora para o projeto começar vem da questão da verba. “Ainda não tinha saído o dinheiro para revitalizar, agora vem do PAC 2”, informou Francisco.

Ele ainda assegura que o projeto vai contemplar tudo, a contenção da cratera, manutenção dos brinquedos, banheiros, assoreamento e o que for preciso. “As guaritas também vão ser revitalizadas, o parque todo será pintado”, diz.

Projeto para revitalizar promete manutenção em banheiros, contenção da cratera e de enchentes.
(Foto: João Garrigó)Projeto para revitalizar promete manutenção em banheiros, contenção da cratera e de enchentes. (Foto: João Garrigó)

O lançamento da revitalização está previsto para o aniversário da cidade, data em que outras obras também serão iniciadas.

Questionado se não havia como realizar manutenções contínuas, para que o Parque não chegasse a situação em que se encontra, o coordenador comenta que não tinha como fazer nada.

“Não pode prever o que vai acontecer, tudo o que teve foi em virtude da chuva. E não é só no Parque, tem pelo menos uns oito lugares da cidade dessa forma também”, relaciona.

Os problemas não param por aí, o lago do Parque, formado pelo Córrego Sóter, não existe mais, devido ao assoreamento causado pela erosão em uma extensa área bem no meio do Sóter. O buraco formado já está chegando às pistas de caminhada, e já “levou” a cerca. A cratera também ameaça derrubar várias árvores.

“Tudo depende de recursos é uma burocracia. Junto com a licitação do Sóter estão mais cinco ou seis pastas juntas”, afirma o coordenador.

Estrutura - O Parque Ecológico do Sóter foi inaugurado no fim de 2004, projetado como parque modelo, dispõe de área verde com 22 hectares, quadras poliesportivas, pista de skate e patinação, pista de caminhada, ciclismo e quiosque com churrasqueira.



É triste ver a situação que chegou o nosso parque. Moro na região a quase 30 anos e sei o que era aquele local antes e o que ele se tornou para nós moradores que aproveitam o parque. Caminhadas, jogos de vôlei, basquete, futebol, parquinho para as crianças, momento de leituras e conversas entre amigos e familiares. Este parque representa para nós moradores um "pit stop" momento que paramos para abastecer as energias para continuarmos a trabalhar, estudar e continuar com nossa rotina do dia a dia. Esperamos que a burocracia não emperre a revitalização do Sóter.
 
Jakes Charles em 27/07/2011 08:00:12
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions