ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Projeto prevê prioridade de vagas para crianças vítimas de violência

A reserva terá de ser nas creches, escolas e demais instituições de ensino conveniadas com o município

Mayara Bueno | 08/09/2018 17:10
Vereadores durante sessão da Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Saul Schramm/Arquivo).
Vereadores durante sessão da Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Saul Schramm/Arquivo).

Projeto de lei prevê prioridade de vagas em creches, escolas municipais e conveniadas para crianças vítimas e filhas de vítimas de violência doméstica. A proposta será avaliada pelos vereadores de Campo Grande.

Segundo o texto, tal prioridade deve ser observada por meio de apresentação de boletim de ocorrência ou outro documento expedido pela Delegacia de Mulher, além do exame de corpo de delito e a queixa crime ou pedido de medida protetiva.

Neste caso, será concedida e garantida a transferência de uma creche ou escola para outra, de acordo com a necessidade de mudança de endereço da mãe. "Com vistas a garantia de segurança da mulher e das crianças".

O vereador autor do projeto, Epaminondas Vicente Silva Neto (SD), explica, na justificativa, que é "alarmante" o número de mulheres vítimas de violência em Campo Grande. Lembrou, ainda, que Mato Grosso do Sul é o segundo estado brasileiro com maior incidência de processos de violência doméstica contra a mulher.

Muitas vezes, afirma, a mulher não tem condições de buscar trabalho e assim se tornar financeiramente independente do agressor. "A situação agrava-se quando, na busca por atendimento aos filhos, esbarram na falta de vagas e em extensas filas de espera nos CEINF e nas escolas municipais".

Se for aprovada, a lei terá de ser executada em 60 dias. Antes disso, a medida ainda será avaliada e aprovada pelos vereadores. Para valer de fato, a prefeitura de Campo Grande ainda precisa sancionar.

Nos siga no Google Notícias