ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Projeto que ajuda mulheres vítimas da violência vai até as barbearias

Barbeiros voltaram com tudo e são tradição entre os homens, mas agora vão ajudar em campanha contra violência doméstica

Izabela Sanchez | 17/08/2020 09:22
Sentada no salão de beleza, mulher olha o cartaz distribuído com informação e ajuda sobre como pedir socorro (Foto: Paulop Francis/Arquivo/Campo Grande News)
Sentada no salão de beleza, mulher olha o cartaz distribuído com informação e ajuda sobre como pedir socorro (Foto: Paulop Francis/Arquivo/Campo Grande News)

Idealizado dentro do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o “Mãos EmPENHAdas” agora vai estar nos “salões” dos homens, as barbearias. Febre que toma a cidade nos últimos anos, as muitas barbearias de Campo Grande agora também vão exibir slogan contra violência doméstica e os barbeiros vão aprender a identificar uma vítima de agressão para realizar acolhimento.

A ajuda, até agora, ocorreu através de informações e acolhimento às mulheres, mas não está claro se as informações vão servir, também, para os potenciais agressores, já que são os homens quem tradicionalmente frequentam as barbearias.

“Barba, Cabelo e Bigode. Violência não pode. #Todos juntos contra a violência doméstica”, cita o tribunal, sobre o slogan da campanha. O Mãos EmPENHAdas surgiu no mesmo formato, só que até agora contemplava apenas os espaços de estética e beleza femininos.

“O Mãos EmPENHAdas Contra a Violência, quando utilizado nos salões de beleza, teve reconhecimento nacional e internacional, mobilizando diferentes parceiros do segmento de beleza feminino. Queremos agora ampliar seu alcance e atuar também nos espaços voltados para o público masculino”, comentou a juíza Helena Alice Machado Coelho.

A partir desta segunda-feira (17) os profissionais recebem capacitação “de caráter preventivo e informativo”.

Eles devem aprender e “desaprender”. Isso porque as palestras têm a retirada de “estereótipos de gênero” e “paradigmas machistas presentes no discurso masculino”, conforme pontua o TJ.

“Assim como nos salões de beleza, os estabelecimentos parceiros receberão o selo do programa e os profissionais receberão certificado do curso, ao tornarem-se agentes multiplicadores de informação, no enfrentamento ao índice vergonhoso de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul”, diz a nota.

Trabalho – O projeto é de Mato Grosso do Sul, na Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, e agora está sob a coordenação da juíza. Além de multiplicadores da informação, conforme pontua a nota divulgada pelo tribunal, os profissionais serão treinados para identificar os sinais da violência doméstica.

Desde maio do ano passado que o TJ autorizou a replicação e há meses o projeto idealizado por aqui se repete em vários estados.

Nas oito primeiras edições do programa em território sul-mato-grossense220 profissionais foram capacitados em 43 estabelecimentos de beleza e cerca de 3.500 mulheres receberam algum tipo de informação sobre o tema, segundo o tribunal divulgou em nota.

À distância – Com a pandemia impondo distanciamento preventivo, a primeira formação com os barbeiros ocorre por videoconferência. O Tribunal pontua que o projeto atende programa internacional da ONU (Organização das Nações Unidas) que já teve até a atriz Emma Watson como embaixadora, o ElesPorElas “que busca o engajamento de homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres”.

Nos siga no Google Notícias