ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Promotor pede mudança de última hora e júri de réu confesso fica para 2020

Para o MP, crime foi latrocínio; homem alegou em depoimento que agiu em legitima defesa

Liniker Ribeiro | 13/11/2019 14:36
Em depoimento, Réu disse que matou a vítima em legítima defesa. (Foto: Kerolyn Araújo)
Em depoimento, Réu disse que matou a vítima em legítima defesa. (Foto: Kerolyn Araújo)

O julgamento do réu Geronilson Souza do Nascimento, de 24 anos, acusado de matar a marteladas o mecânico Belarmino Barbosa de Souza, de 58 anos, ficará para 2020. A sessão realizada nesta quarta-feira (13), no Fórum de Campo Grande, acabou sendo cancelada por decisão do juiz Aluízo Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, após tentativa do Ministério Público de reclassificar o crime.

Geronilson responde por homicídio qualificado seguido de furto e ocultação de cadáver. O crime, inclusive, foi sustentado nas alegações finais e o réu chegou a prestar depoimento nesta quarta-feira par se defender da acusação. Porém, na fase de debates, o promotor Douglas Silva Teixeira sustentou a acusação de latrocínio, o que foi contestado pela defesa.

Belarmino Barbosa de Souzam vítima de homicídio em novembro de 2018 (Foto: Arquivo Pessoal)
Belarmino Barbosa de Souzam vítima de homicídio em novembro de 2018 (Foto: Arquivo Pessoal)

Para o juiz, a reclassificação seria incabível, uma vez que o réu não havia se defendido em momento algum pelo crime, inclusive, já tendo prestado depoimento em júri e alegado legítima defesa. Por conta disso, o juiz decidiu por dissolver o Conselho de Sentença, por entender que a continuidade da sessão implicará prejuízo ao réu, remarcado para o dia 5 de fevereiro do ano que vem.

Após a decisão, o defensor Ronald Calixto chegou a requerer o pedido de liberdade provisória de Geronilson, mas a medida foi indeferida pelo juiz, por se tratar de um crime hediondo, com três qualificadoras, somados aos crimes de furto e ocultação de cadáver. O juiz também levou em conta o fato dele já ter sido preso.

O caso - Belarmino Barbosa foi morto no dia 24 de novembro de 2018. Réu e vítima eram amigos, mas os dois começaram a ter conflitos após Belarmino descobrir que o autor estava conversando com sua ex-mulher. ''Estávamos mantendo contato e ele ficou com ciúmes", contou.

Depois de algumas desavenças, Geronilson resolveu sair da casa de Belarmino e alugou um imóvel no Jardim Noroeste. Mas, como ainda não tinha móveis, continuou na casa da vítima.

Na noite do dia 24 de novembro de 2018, a vítima e o autor discutiram e, durante a briga, Belarmino foi agredido com soco, chute e marteladas até a morte. O réu alega legítima defesa.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Nos siga no Google Notícias