ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Promulgadas leis sobre câmeras em postos de saúde e bancos em órgãos municipais

Marta Ferreira | 04/08/2011 10:01

Duas leis promulgadas hoje pela Câmara dos Vereadores de Campo Grande impõe a instalação de sistema de monitoramento por câmeras em prédios públicos, como forma de garantir segurança e impedir danos ao patrimônio. As determinações envolvem as unidades de saúde do Município e os postos de atendimento das instituições financeiras instalados em órgãos municipais.

A lei relativa à instalação das câmeras nas unidades de saúde cria o programa “Mais Saúde”, relativo às unidades de saúde. Conforme o texto, o monitoramento por deve ser feito 24 horas, por vídeo e também por sistema de alarmes, além da comunicação entre a Guarda Municipal e os outros órgãos de segurança.

O texto afirma que o objetivo é prevenir o crime e violências em geral, ampliar o zelo urbanístico, aperfeiçoar as fiscalização e implantação de projetos e garantir a incolumidade da população atendida.

O mais comum em relação às unidades de saúde é a ocorrência de casos de agressões entre pacientes e profissionais que atuam nos locais.

Conforme a lei, a Guarda Municipal tem a tarefa de monitorar as imagens, por meio de um centro de controle. As gravações devem ser preservadas por 30 dias pelo menos.

De acordo com a legislação promulgada, deve ser preservada a intimidade e a privacidade das pessoas envolvidas nas filmagens e o acesso por terceiros deve se dar por decisão judicial.

Bancos Em relação aos postos de atendimento de instuições financeiras em unidades do Município, a determinação é que sejam instaladas câmeras nas áreas internas e externas.

As imagens devem, conforme a lei, ser guardadas por 180 dias. O descumprimento da determinação prevê multa de 3 mil reais, que pode dobrar em caso de reicindência.

Foi dado prazo de 180 dias para o Poder Executivo regulamentar a lei.

Nos siga no Google Notícias