A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

29/06/2013 11:23

Protestos de rua diminuem e jovens vão por reivindicações no papel

Aliny Mary Dias
Vitor Samúdio faz parte dos 100 organizadores do movimento em Campo Grande (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)Vitor Samúdio faz parte dos 100 organizadores do movimento em Campo Grande (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Apesar de ter perdido força em vários estados brasileiros, os protestos que reuniram milhares de pessoas em Campo Grande entram em uma nova fase. Uma assembleia popular está marcada para este sábado (29) e pretende colocar as reivindicações das ruas no papel.

Com objetivo de organizar os assuntos que motivaram protestos na última semana, o grupo intitulado de Movimento Popular - Campo Grande quer continuar com encontros e debates.

Um dos organizados do evento, Vitor Samúdio, de 29 anos, afirma que a motivação continua apesar da diminuição dos protestos em todo o país. “Agora iremos fechar um documento com todas as propostas e depois iremos repassar para o poder público. Vamos acompanhar essas propostas e cobrar os prazos”.

Após as passeatas e protestos, o grupo se organizou e em reuniões dividiu as reivindicações em oito grupos de trabalho: combate às opressões, cultura, democratização da mídia, direitos humanos, educação, meio ambiente, mobilidade urbana, questões fundiárias, saúde, segurança pública e transparência política.

Samúdio afirma que após a definição das pautas defendidas pelo movimento, cada responsável pelos grupos de trabalho conversou com entidades e manifestantes para encontrar propostas concretas. “Queremos estabelecer objetivos claros do manifesto. Houve uma tempestade em todo o país e agora devemos continuar a contribuir”, afirma Samúdio.

O aumento do preço da tarifa de ônibus em São Paulo foi o estopim para o início das manifestações em todo o país. Em Campo Grande não foi diferente e o prefeito Alcides Bernal baixou R$ 0,10 no valor do bilhete. Apesar da vitória, o grupo garante que as reivindicações são maiores e abrangem vários setores da sociedade.

“Ouvimos sindicatos de vários setores e moradores para contribuir com nossas pautas e conseguimos a melhoria nos serviços”, conta o jovem.

A organização estima que cerca de 800 pessoas participem da assembleia geral na Praça do Rádio Clube. Após os debates e fechamento dos documentos, o grupo afirma que irá convocar uma passeata para entrega das propostas aos poderes. “Vamos da esfera municipal à federal. Se eles não vêm até nós, vamos até eles”, garante Samúdio.

O grupo afirma que novas manifestações ou protestos não estão marcados até o fechamento do documento que trará propostas para diversos setores.

De família de escritores, médico lança amanhã livro com poemas
O renomado psiquiatra Marcos Estevão lança nesta quinta-feira (14) em Campo Grande o livro de poesias "Pedaços de Mim", que é um compilado de poemas....
Renegociação de dívidas com a Águas Guariroba pode ser feita até o dia 29
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...


Uma das reivindicaçoes que devem ser feita é o FIM DA RELEIÇAO PARA VEREADORES E DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS, enquanto estes picaretas que ai estao , nao havera oportunidades para voces jovens
 
Ari Ferreira em 30/06/2013 10:30:02
quero parabenizar, a juventude que sempre foram a maioria nas mobilizações, a nível nacional e agora começa, podar no papel, as verdadeiras reivindicações, que o brasil precisa fazer para melhorar o nosso pais. Eu não sou + jovem mas eu estou com eles.
vamos continuar mobilizados, para mudar o nosso brasil para melhor.
 
paulo cesar pereira. em 30/06/2013 07:45:39
É isso aí, moçada! Estão no caminho certo!
 
ayrton de albuquerque filho em 30/06/2013 07:32:47
o nome disso não eh 'enfraquecimento' mas organização política. É o cérebro funcionando no lugar das pernas
 
Fernanda Souza em 29/06/2013 23:04:08
lamentavel o povo afinar contra esse sistema podre.. Isso vai beneficiar esses bandidos lamentável jovens
 
CARLOS LIMA em 29/06/2013 11:54:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions