ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prova no Colégio Militar tem 27 concorrendo a uma vaga

Gabriel Neris e Luciana Brazil | 11/11/2012 10:17
Prova de matemática do concurso foi aplicada na manhã deste domingo (Foto: Rodrigo Pazinato)
Prova de matemática do concurso foi aplicada na manhã deste domingo (Foto: Rodrigo Pazinato)

Alunos interessados em ingressar no Colégio Militar de Campo Grande a partir do sexto ano do ensino fundamental, estão prestando concurso na manhã deste domingo (11). A primeira fase da prova, aplicada hoje, contém 20 questões de Matemática. Os classificados para a fase seguinte farão outra prova no dia 2 de dezembro com questões de português e a redação.

A disputa é acirrada. São 407 candidatos para 15 vagas apenas. Isso equivale a uma concorrência de 27,13 por vaga. Os resultados do colégio explicam essa procura. A escola costuma ficar entre as mais bem avaliadas no Estado nos índices de avaliação do MEC (Ministério da Educação).

De acordo com o coronel Gil de Melo Esmeraldo Rolim, o Colégio Militar tem 1.050 alunos divididos entre o ensino fundamental e o ensino médio. “A vantagem é o bom ensino”, enfatiza o comandante.

Ele afirma que o colégio é exigente de acordo com as normas do MEC (Ministério da Educação), mas também ressalta a importância da pedagogia aplicada. “São casos raros, mas quando o aluno não quer entrar no Colégio Militar, pode ocasionar problema. Não vai se adaptar ao método, pedagogia e disciplina”, reforça.

O comandante conta que muitos alunos chegam nervosos no momento de fazer a prova. Para aliviar a tensão, o colégio promove uma ambientação entre os alunos. Os candidatos são levados para os locais de prova recebem instruções como horários e materiais que poderão ser utilizados. “O contato ajuda a diminuir a ansiedade dos alunos e nervosismo”.

De acordo com cálculos do comandante, cada aluno gera um custo mensal de R$ 1.500 para o Exército. Os candidatos têm idade entre 10 e 12 anos.

Integral – Os candidatos aprovados iniciarão o ano letivo em turmas de período integral no ano que vem. O coronel afirma que atividades pedagógicas serão disponibilizadas, como música, esporte, horário de esporte, e até mesmo ensino de robótica.

O Colégio Militar tem 107 professores, sendo 60 militares e 47 civis. Segundo o comandante Rolim, o local ainda conta com um déficit de 15 professores. As contratações serão permitidas a partir de concurso público do governo federal.

Nos siga no Google Notícias