A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

11/11/2012 10:17

Prova no Colégio Militar tem 27 concorrendo a uma vaga

Gabriel Neris e Luciana Brazil
Prova de matemática do concurso foi aplicada na manhã deste domingo (Foto: Rodrigo Pazinato)Prova de matemática do concurso foi aplicada na manhã deste domingo (Foto: Rodrigo Pazinato)

Alunos interessados em ingressar no Colégio Militar de Campo Grande a partir do sexto ano do ensino fundamental, estão prestando concurso na manhã deste domingo (11). A primeira fase da prova, aplicada hoje, contém 20 questões de Matemática. Os classificados para a fase seguinte farão outra prova no dia 2 de dezembro com questões de português e a redação.

A disputa é acirrada. São 407 candidatos para 15 vagas apenas. Isso equivale a uma concorrência de 27,13 por vaga. Os resultados do colégio explicam essa procura. A escola costuma ficar entre as mais bem avaliadas no Estado nos índices de avaliação do MEC (Ministério da Educação).

De acordo com o coronel Gil de Melo Esmeraldo Rolim, o Colégio Militar tem 1.050 alunos divididos entre o ensino fundamental e o ensino médio. “A vantagem é o bom ensino”, enfatiza o comandante.

Ele afirma que o colégio é exigente de acordo com as normas do MEC (Ministério da Educação), mas também ressalta a importância da pedagogia aplicada. “São casos raros, mas quando o aluno não quer entrar no Colégio Militar, pode ocasionar problema. Não vai se adaptar ao método, pedagogia e disciplina”, reforça.

O comandante conta que muitos alunos chegam nervosos no momento de fazer a prova. Para aliviar a tensão, o colégio promove uma ambientação entre os alunos. Os candidatos são levados para os locais de prova recebem instruções como horários e materiais que poderão ser utilizados. “O contato ajuda a diminuir a ansiedade dos alunos e nervosismo”.

De acordo com cálculos do comandante, cada aluno gera um custo mensal de R$ 1.500 para o Exército. Os candidatos têm idade entre 10 e 12 anos.

Integral – Os candidatos aprovados iniciarão o ano letivo em turmas de período integral no ano que vem. O coronel afirma que atividades pedagógicas serão disponibilizadas, como música, esporte, horário de esporte, e até mesmo ensino de robótica.

O Colégio Militar tem 107 professores, sendo 60 militares e 47 civis. Segundo o comandante Rolim, o local ainda conta com um déficit de 15 professores. As contratações serão permitidas a partir de concurso público do governo federal.

Homem é baleado nas costas enquanto caminhava na 14 de Julho
Jovem de 23 anos foi baleado nas costas enquanto caminhava na Rua 14 de Julho, no Bairro Cabreúva, em Campo Grande. Hugo Vinícius Crisanto de Lima fo...
Durante discussão, adolescente de 17 anos é esfaqueado pelo amigo
Um jovem de 17 anos foi levado em estado grave para a Santa Casa após ser esfaqueado na noite deste sábado, na frente da casa em que mora no Bairro G...


eu queria saber se eu posso entrar como indicação
por falta do meu pai que era militar e faleceu a trabalho ???
 
paulo cesar em 29/10/2013 17:45:04
eu adoraria ganhar essa bolsa ,além eu estou fazendo prova para passar no colégio militar e adoraria passar.
 
Juliany Centuriao Paz em 02/10/2013 13:01:51
Estou no 2º ano do ensino médio e estou disposta a refazer o 1º ano na no colégio militar por que sei que será muito importante no meu futuro estudar nesse colégio.
 
Larissa Mattozo em 01/08/2013 20:05:17
busco ingressar na carreira militar.
 
david gomes do nascimento em 23/03/2013 17:57:45
Eu gostaria de ganhar a bolsa mais eu moro em uma cidade pequema em coxim e aqui nao tem muitos recursos. eu quero fazer direito quando for de maior mais estudar ai ia ser uma grande oportunidade
 
Débora Berga Filinto em 15/03/2013 14:59:45
um colegio militar muito bom para os interessados
 
joao vitor silva em 12/11/2012 19:43:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions