ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

PS do Hospital Regional agora só atende pacientes graves e regulados

Já os menos graves passarão por uma sala de acolhimento montada no HR pela Sesau

Bruna Pasche | 31/10/2018 09:55
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, localizado no bairro Aero Rancho na Capital. (Foto: Arquivo)
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, localizado no bairro Aero Rancho na Capital. (Foto: Arquivo)

Apenas pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Campo Grande serão atendidos pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, a partir desta quinta-feira (1°). Isso significa que os pacientes não podem mais procurar a unidade por conta própria. No local, será montada uma "sala de acolhimento", com funcionamento 24 horas, para triar os casos mais graves e redirecionar os mais leves para UPAs.

Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a medida foi acordada entre a prefeitura, o MPE (Ministério Público Estadual), o hospital e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), com objetivo de organizar e estabelecer protocolos de encaminhamento para regular o fluxo de pacientes no PAM (Pronto Atendimento Médico), do Regional e melhorar o atendimento à população.

Os pacientes passarão por triagem feita pela equipe de enfermagem para classificar a situação de cada um. Os avaliados como vermelho, laranja ou amarelo continuarão assistidos pelo hospital. Já quem for classificado como verde, azul ou branco será encaminhados para a sala de acolhimento instalada no hospital pela Sesau.

A sala é composta alternadamente por psicólogo, assistente social, enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

Ao todo, o Regional possui 77 leitos de Pronto Atendimento, segundo informou a assessoria que não ainda retornou o questionamento sobre a expectativa de desafogar o PAM e melhorar o atendimento. 

“A alteração no atendimento do HRMS também foi comunicada ao CES (Conselho Estadual de Saúde), CMS (Conselho Municipal de Saúde), CRM (Conselho Regional de Medicina), CRE (Conselho Regional de Enfermagem) e Conselho Local do Hospital Regional”, concluiu a SES em nota.

Nos siga no Google Notícias