ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Quem fuma acha “exagero” proibir narguilé em locais públicos

Foi remarcada para o dia 3 de abril audiência pública para debater proposta que proíbe narguilé em praças e parques da Capital

Ronie Cruz | 24/03/2019 19:00
Uso de narguilé na Orla Morena é comum nos fins de semana. (Foto: Ronie Cruz)
Uso de narguilé na Orla Morena é comum nos fins de semana. (Foto: Ronie Cruz)

Sábado e domingo tem mais gente fumando narguilé do que fazendo caminhada ou correndo na Orla Morena. Entre os frequentadores do local que fazem o uso do ‘narguis’, como é conhecido, a opinião sobre o projeto de lei que tramita na Câmara Municipal para proibir o uso em espaços públicos de Campo Grande é unânime. Para eles, a proposta ‘é um exagero’.

Os usuários, em sua maioria jovens com idades entre 18 e 30 anos, estão ‘ligados’ na proposta polêmica do vereador Wellington de Oliveira (PSDB), que prevê multa de R$ 500 para quem desrespeitar a proibição e o dobro em caso de reincidência. Se quem fuma é menor de idade, o projeto estabelece que o adolescente será encaminhado ao Conselho Tutelar e os pais responsabilizados.

Na opinião do motorista Cristian José Araújo, 22, frequentador da Orla Morena, em vez de proibir deveriam delimitar os lugares para o uso do narguilé. “Acho que é exagero. Deveriam proibir cigarro também que incomoda muito mais. Será que os vereadores não têm outras prioridades?”, questionou.

Já para o estudante Gabriel Arguelho, 18, que frequenta a Orla sempre aos fins de semanas com amigos, a fiscalização não vai dar conta de fazer a lei ser cumprida e a proposta, se aprovada, só faria aumentar o uso. “Acho que tem outras leis para serem criadas. Se for para a morrer [por causa do uso] vai ser a pessoa que usa e não os outros”, opinou. Na roda de amigos, tem quem acredite que a lei possa afugentar ‘todo mundo’ que fuma na Orla.

Na opinião do barbeiro Lucas Leonardo, 20, a lei ameaça ‘rolê’ de quem já não tem muito lugar para ir em Campo Grande. “Já não tem lazer aqui nessa cidade, todo mundo vem aqui para usar e agora querem proibir!?”, questiona ele acrescentando que não vê problemas no uso. O amigo dele, Elizeu Porto, 20, vai além. Ele diz que a proposta vai prejudicar inclusive as tabacarias que fazem a venda, já que a lei poderia fazer diminuir o consumo. “Tem gente que precisa do narguilé para trabalhar. É uma fonte de renda”, afirmou.

Outro frequentador da Orla de 65 anos que aproveita o espaço aos domingos, mas que não usa o ‘narguis’ concorda com a proposta. “Acho que é uma boa. As famílias vêm com crianças aqui caminhar e fica um monte de gente fumando. Não faz bem”, disse o idoso que preferiu não ter a identidade revelada.

Usuários acreditam que a legislação vai prejudicar o lazer dos jovens em Campo Grande. (Foto Ronie Cruz)
Usuários acreditam que a legislação vai prejudicar o lazer dos jovens em Campo Grande. (Foto Ronie Cruz)

Audiência Pública - Uma audiência pública para tratar da proposta está prevista para a tarde do dia 3 de abril na Casa de Leis do município. A audiência foi adiada depois do cancelamento da primeira que havia sido marcada no dia 20, mas que nem chegou a ser realizada por causa de uma queda de energia na Câmara.

De acordo com o autor da proposta, a Câmara Municipal de Campo Grande tem recebido reclamações de pessoas incomodadas com a quantidade absurda que adolescentes e jovens que ocupam praças e parques com o fumacê do narguilé.

Nos siga no Google Notícias