ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Recapeamento da Afonso Pena será inaugurado nesta quinta-feira

Edmir Conceição* | 07/12/2011 21:21
Afonso Pena, a espinha dorsal da Capital.
Afonso Pena, a espinha dorsal da Capital.

O governador André Puccinelli inaugura nesta quinta-feira, às 9h, a obra de recapeamento da avenida Afonso Pena. O ato acontece nos altos da avenida em frente ao Edifício Evidence. Pela primeira vez a Afonso Pena foi totalmente recapeada. Ao todo são 7,8 quilômetros de asfalto novo, desde a praça Newton Cavalcanti até o Parque dos Poderes. Além da via, as principais alças de acesso também receberam cuidados especiais.

As obras que tiveram início no dia 17 de setembro foram concluídas na metade do tempo previsto. A empreiteira responsável contou com mão de obra de 50 operários e 12 máquinas atuando de forma permanente.

O recapeamento foi dividido em três etapas. A primeira corresponde ao trecho entre a rua Joaquim Dornelas à avenida Ernesto Geisel. A segunda corresponde a área central. E a terceira - que teve um cronograma diferenciado - foi dividida em duas fases, começando no Parque do Poderes até a avenida Paulo Coelho Machado e retornando para a rua Bahia até aquela avenida. “O cronograma da terceira etapa foi diferenciado devido à preocupação das obras não atrapalharem a população que fosse visitar a Cidade do Natal”, comenta o secretário de Obras Públicas e de Transportes, Wilson Cabral.

Durante os 76 dias de obras, o governo do Estado em parceria com a Agência Municipal de Trânsito divulgou diariamente as interdições que foram feitas para a realização dos serviços. A comunicação permanente do andamento da obra e das alternativas de trânsito em cada região evitou que o condutor sofresse grandes transtornos. Para controlar e organizar o trânsito nos horários mais críticos, a Polícia Militar de Trânsito em parceria com a Agetran distribuiu cerca de 30 agentes em pontos estratégicos, como nas grandes bifurcações e nas ruas adjacentes à avenida, com o intuito de orientar o condutor.

O recapeamento asfáltico faz parte do pacote de obras do Programa MS forte e foi oferecido pelo governo do Estado como um presente para a população e a administração municipal da Capital nas comemorações tanto do aniversário da cidade - em agosto - quanto dos 34 anos de criação de Mato Grosso do Sul - em outubro. O governador André Puccinelli disponibilizou R$ 6,9 milhões de recursos próprios para realizar a revitalização. “Decidimos ajudar na reformar da Afonso Pena por se tratar do cartão postal da cidade. A avenida atravessa toda a cidade, é referência”, explica Cabral.

As obras de revitalização da Afonso Pena devem continuar para a conclusão do canteiro central e a instalação de nova luminárias, ações executadas pela Prefeitura.

História A Afonso Pena foi projetada em formato de rua na década de 1910. Em 18 de janeiro de 1916, por iniciativa do vereador Francisco Vidal, a avenida Marechal Hermes passa a se chamar Afonso Pena, uma homenagem ao presidente que aprovou o traçado da ferrovia de Campo Grande.

A avenida começa com o prolongamento da avenida Duque de Caxias, no acesso à região oeste de Campo Grande, próximo as áreas militares do Exército e da Base Aérea, e termina junto ao Parque Estadual do Prosa, na entrada do Parque dos Poderes, onde está a sede administrativa do governo estadual.

É na avenida Afonso Pena que também está localizado o Parque das Nações Indígenas e onde está sendo construído o prédio do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira – Aquário do Pantanal, considerado um dos maiores aquários de água doce do mundo, com 6 milhões de litros de água, 263 espécies e 7.000 animais.

(*) Informações do site do Governo do Estado

Nos siga no Google Notícias