ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Recorde na pandemia, em 1 mês Capital tem 6 vezes mais pessoas com vírus ativo

No Estado o crescimento é ainda mais assustador, 10 vezes mais pessoas estão doentes ao mesmo tempo

Guilherme Correia | 10/12/2020 14:45
Fila para testes na escola Lúcia Martins Coelho quando posto de coleta foi ativado. (Foto: Arquivo)
Fila para testes na escola Lúcia Martins Coelho quando posto de coleta foi ativado. (Foto: Arquivo)

Segundo dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), comparando o primeiro dia dos meses de novembro e dezembro, houve crescimento de "casos ativos" de covid-19 de mais de 500% em Campo Grande. Índices mais recentes apontam que há 7.948 casos ativos de pacientes com coronavírus na Capital neste momento, que estão isolados em casa ou em hospitais.

O banco de dados da Secretaria divide os casos ativos - ou seja, os pacientes que não se recuperaram e nem faleceram da doença - em "internados", "em tratamento domiciliar" e "ignorados".

Segundo números publicados hoje (10), maior parte (7.458) estava classificada como em tratamento domiciliar, ou seja, se recuperando em quarentena nas próprias residências, além de 165 pacientes internados.

Contudo, 325 pacientes estavam classificados na categoria "ignorado". Procurada, a assessoria de imprensa da SES (Secretaria Estadual de Saúde) não informou mais detalhes sobre os pacientes com quadros clínicos "ignorados". Mas segundo protocolo essa classificação se refere a pessoas que sumiram do radar de monitoramento.

Crescimento dos casos ativos - No total até agora mais de 50 mil pessoas foram oficialmente infectadas pelo vírus na Capital e 840 morreram, 9 nas últimas 24 horas. Na cidade, a cada 100 habitante 5,5 foram contaminados. A reportagem levantou a quantidade de pacientes ativos no primeiro dia de cada mês, de junho até dezembro. Veja:

10 vezes mais - Em Mato Grosso  do Sul o avanço é ainda mais rápido. Hoje há 13.877 casos ativos, contra 3.520 no dia 1º de novembro. Desses, 1.956 constam enquanto "ignorados". Ou seja, o governo perdeu esses pacientes do radar de monitoramento.

Atualização do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) desta semana colocou 45 municípios na bandeira vermelha (grau alto), enquanto na semana passada eram 26. Três estão na escala cinza (grau extremo), um a mais em relação ao mesmo período: Naviraí,  Dois Irmãos do Buriti e Amambai.

Campo Grande, que já estava no grau alto para contaminação da covid-19, permitindo atividades essenciais e não essenciais de baixo risco, permanece na bandeira vermelha (confira o mapa abaixo). Apenas Três Lagoas, Angélica e Novo Horizonte do Sul estão em grau tolerável.

Nos siga no Google Notícias