A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

17/09/2015 16:58

Refeição servida em meio a fezes de pombos causa polêmica no Cras

Ricardo Campos Jr.
Refeitório do Cras, onde as refeições são servidas, segundo a direção (Foto: Marcos Ermínio)Refeitório do Cras, onde as refeições são servidas, segundo a direção (Foto: Marcos Ermínio)
Imagem enviada por mãe de criança atendida no Cras mostra refeição na quadra (Foto: Direto das Ruas)Imagem enviada por mãe de criança atendida no Cras mostra refeição na quadra (Foto: Direto das Ruas)

Uma mulher que se identificou como mãe de uma das crianças atendidas pelo Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro Estrela D’Alva, mas que pediu para não ter o nome revelado, questiona a estrutura oferecida no local. Ela enviou ao Campo Grande News imagens dos estudantes fazendo a refeição na quadra, em meio a fezes de pombos, e denuncia a realização de uma pastelada para arrecadação de fundos, o que é proibido.

A diretora da unidade, Rosimara Piva Pereira, e a gestora interina da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Marcela Rodrigues, explicam que a situação foi um caso isolado ocorrido em agosto, quando o refeitório estava sendo ocupado por uma reunião do Bolsa Família.

Na ocasião, a equipe aproveitou que as crianças estavam brincando na quadra para servir o lanche no local. Elas, entretanto, negam que o episódio seja recorrente. A equipe de reportagem esteve no local durante a tarde desta quinta-feira (17) e constatou que realmente existe um espaço em perfeitas condições para alimentação.

Sobre aos pombos, elas afirmam que é realizada limpeza no espaço dia sim, dia não, mas como não há como evitar a proliferação das aves, as fezes acabam sempre sujando o piso.

Quanto ao evento, Rosimara e Marcela afirmam que ele realmente chegou a ser agendado e os pais das crianças foram inclusive convidados. Inicialmente, segundo elas, foi espalhada a informação de que a verba arrecadada seria revertida em comida para a merenda, o que não procede. Na verdade, conforme as gestoras, o dinheiro seria usado na compra de presentes para a festa do Dia das Crianças, a ser realizado em outubro.

Crianças fazendo refeição na arquibancada da quadra (Foto: Direto das Ruas)Crianças fazendo refeição na arquibancada da quadra (Foto: Direto das Ruas)

Porém, a realização de qualquer tipo de festas ou reuniões com finalidades lucrativas em Cras é vetada. Rosimara afirma que obteve o aval da antiga gestão durante uma reunião geral para colocar a ideia em prática e chegou até a fixar um cartaz no portão da unidade, que foi arrancado pela manhã diante das polêmicas.

Marcela diz que a autorização para a pastelada foi revogada e ela foi cancelada. Como a orientação pode ter sido passada em conjunto aos gestores dos outros 18 espaços do tipo na cidade, uma comunicação interna será encaminhada para que não restem dúvidas sobre a proibição, de forma que se cumpram as normas.

A gestora interina da SAS afirma que está fazendo um levantamento de toda a equipe não apenas dos Cras, mas também dos CCIs (Centros de Convivência do Idoso), abrigos e outros locais de responsabilidade da pasta para que o futuro chefe possa decidir quais pessoas irá manter e quais serão as novas nomeações.

Ginásio onde as crianças fizeram refeição durante reunião do Bolsa Família, segundo a diretora (Foto: Marcos Ermínio)Ginásio onde as crianças fizeram refeição durante reunião do Bolsa Família, segundo a diretora (Foto: Marcos Ermínio)
Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions