ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Reinaldo dá início a reforma que vai comemorar os 40 anos do Parque dos Poderes

Além de recapear vias, serão instaladas ciclovias, pistas de caminhada e novos abrigos para usuários de ônibus

Ângela Kempfer e Liniker Ribeiro | 02/06/2021 16:45
Governador lembrou de Pedro Pedrossian durante lançamento da reforma. (Foto: Kisie Ainoã)
Governador lembrou de Pedro Pedrossian durante lançamento da reforma. (Foto: Kisie Ainoã)

O projeto é longo, deve durar cerca de 540 dias nas contas do Governo do Estado, mas depois de quase 40 anos, finalmente, o Parque dos Poderes promete recuperar a estrutura e fazer jus ao status de centro dos 3 poderes em Campo Grande.

Lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira (2) pelo governador Reinaldo Azambuja, começa a contagem regressiva para a entrega da reforma, o que deve ocorrer em 2022, após investimento de R$ 18,9 milhões.

Com maquinários, engenheiros e operários que vão trabalhar na linha de frente da obra participaram do evento e já providenciaram a primeira interdição, no estacionamento em frente à Governadoria.

Na cerimônia, um nome foi lembrado com frequência, o do falecido Pedro Pedrossiam, ex-governador que em 1982 tirou do papel uma ideia que parecia demais para aquele tempo.

“Criticado por alguns, elogiado por outros, mas sempre um visionário, um homem que olhava além do tempo. Construiu o Parque dos Poderes, está aqui o Parque do Prosa, ao lado tem o Parque das Nações Indígenas...”, comentou o governador Reinaldo Azambuja.

Secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, diz que obras serão ecológicas. (Foto: Kisie Ainoã)
Secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, diz que obras serão ecológicas. (Foto: Kisie Ainoã)

“Se olharmos 39 anos atrás, quando o Parque foi construído, era longe da cidade, muita gente achava que era loucura fazer um parque com toda essa distância”, reforçou o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

O potencial foi se perdendo com o tempo e o desgaste veio sem um projeto robusto de revitalização, o que deve ser recuperado agora. “Estamos no meio de uma reserva ambiental, que tanta gente gosta, não tenho dúvida em dizer que é um dos complexos do governo mais bonitos do Brasil”, avaliou Riedel.

Nesta nova fase, os poderes não são a única prioridade. Com o passar dos anos, o local virou cenário perfeito para a prática de esportes. “Serão criadas ciclovias, pista de caminhada, chuveiros... Os ciclistas pediram isso para gente. Faremos diversas coisas que são importantes para todos, tanto para pessoas de Mato Grosso do Sul, quanto para pessoas que vêm de fora”, adiantou Reinaldo Azambuja.

Para os servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário, o “objetivo é garantir maior qualidade do trabalho”, diz Eduardo Riedel.

Operários conversam com o governador antes do lançamento das obras. (Foto: Kisie Ainoã)
Operários conversam com o governador antes do lançamento das obras. (Foto: Kisie Ainoã)

Transformação - A empresa Engepar Engenharia e Participações será responsável pela obra, dividida em 3 etapas.

Haverá recapeamento de 110 mil m², inclusive nos estacionamentos, além de drenagem das águas pluviais, os canteiros centrais vão ganhar 4,2 km de ciclovias e as calçadas serão remodeladas com 4 km de pista de caminhada e corrida.

Ainda estão incluídas três estações de ginástica, 70 bancos de descanso, paisagismo e todas as medidas e normas de acessibilidade.

Atualmente bastante danificados, 41 pontos de ônibus serão trocados por abrigos. Também haverá substituição de lixeiras.

Segundo Eduardo Riedel, todas as intervenções têm preocupação ecológica. “Por ser um local onde a gente divide espaço com a natureza, com os animais, principalmente, construímos um projeto que garanta a máxima preservação”, explica Riedel.

Governador assinou ordem de serviços nesta tarde. (Foto: Kisie Ainoã)
Governador assinou ordem de serviços nesta tarde. (Foto: Kisie Ainoã)


Nos siga no Google Notícias