A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

08/01/2015 18:05

Reinaldo promete investir em educação, saúde e cultura nas aldeias indígenas

Ricardo Campos Jr. e Michel Faustino
Reinaldo recebe lista com reivindicações dos indígenas do estado (Foto: Marcos Ermínio)Reinaldo recebe lista com reivindicações dos indígenas do estado (Foto: Marcos Ermínio)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) reuniu-se com lideranças e órgãos ligados aos povos indígenas na tarde desta quinta-feira (6). O objetivo foi apresentar a estrutura criada para lidar com os assuntos relacionados às comunidades e reafirmar o compromisso de agir em prol das aldeias do estado, principalmente no fomento à cultura e com investimentos na educação e saúde.

Foi criada uma superintendência dentro da secretaria de Direitos Humanos, Inclusão e Assistência Social exclusivamente para assuntos relacionados aos índios. No entanto, segundo Reinaldo, o trabalho poderá envolver outras pastas, como Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação.

No setor da cultura, uma das metas será incluir mostras de artesanato indígena em eventos como o Festival América do Sul e o Festival de Inverno de Bonito além de transformar algumas aldeias em pontos turísticos.

Também foi colocado em pauta o desenvolvimento econômico das comunidades, principalmente por meio da agricultura familiar, que poderia inclusive resolver problema de fornecimento de hortifrúti no estado, tendo em vista que atualmente 80% dos alimentos desse tipo são importados de outros estados.

Com relação ás disputas por terras, o governador afirmou que pretende viabilizar uma reunião nos próximos meses com o Governo Federal para acelerar e determinar como serão feitas as indenizações aos produtores rurais que atualmente ocupam áreas reivindicadas pelas etnias do estado.

A intenção é solucionar a questão de forma amigável para que ambas as partes sejam beneficiadas. Com relação às indenizações, existe um fundo liberado ano passado para ajudar nas indenizações. O governador afirma que tentará uma forma de fazer com que esse fundo “funcione”.

Em contrapartida, os indígenas entregaram uma carta com reivindicações, como solução desses conflitos, melhoria da educação e saúde nas aldeias. Eles dizem ter boa expectativa com relação ao governo do PSDB no estado.

Homem é agredido e sofre afundamento de crânio na Júlio de Castilho
Márcio Ferreira dos Santos, 31 anos, foi agredido e sofreu afundamento de crânio, na noite de ontem (13), na Avenida Júlio de Castilhos, em Campo Gra...
Ceinf recebe nesta quinta parque de pneus construído por detentos
Acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 8h no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Rafael Abraão - CAIC Aero Rancho, a entrega do parque constr...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions