ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Reinaldo promete investir em educação, saúde e cultura nas aldeias indígenas

Ricardo Campos Jr. e Michel Faustino | 08/01/2015 18:05
Reinaldo recebe lista com reivindicações dos indígenas do estado (Foto: Marcos Ermínio)
Reinaldo recebe lista com reivindicações dos indígenas do estado (Foto: Marcos Ermínio)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) reuniu-se com lideranças e órgãos ligados aos povos indígenas na tarde desta quinta-feira (6). O objetivo foi apresentar a estrutura criada para lidar com os assuntos relacionados às comunidades e reafirmar o compromisso de agir em prol das aldeias do estado, principalmente no fomento à cultura e com investimentos na educação e saúde.

Foi criada uma superintendência dentro da secretaria de Direitos Humanos, Inclusão e Assistência Social exclusivamente para assuntos relacionados aos índios. No entanto, segundo Reinaldo, o trabalho poderá envolver outras pastas, como Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação.

No setor da cultura, uma das metas será incluir mostras de artesanato indígena em eventos como o Festival América do Sul e o Festival de Inverno de Bonito além de transformar algumas aldeias em pontos turísticos.

Também foi colocado em pauta o desenvolvimento econômico das comunidades, principalmente por meio da agricultura familiar, que poderia inclusive resolver problema de fornecimento de hortifrúti no estado, tendo em vista que atualmente 80% dos alimentos desse tipo são importados de outros estados.

Com relação ás disputas por terras, o governador afirmou que pretende viabilizar uma reunião nos próximos meses com o Governo Federal para acelerar e determinar como serão feitas as indenizações aos produtores rurais que atualmente ocupam áreas reivindicadas pelas etnias do estado.

A intenção é solucionar a questão de forma amigável para que ambas as partes sejam beneficiadas. Com relação às indenizações, existe um fundo liberado ano passado para ajudar nas indenizações. O governador afirma que tentará uma forma de fazer com que esse fundo “funcione”.

Em contrapartida, os indígenas entregaram uma carta com reivindicações, como solução desses conflitos, melhoria da educação e saúde nas aldeias. Eles dizem ter boa expectativa com relação ao governo do PSDB no estado.

Nos siga no Google Notícias