ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Retomada emissão de passaportes, 105 foram expedidos em MS nesta segunda

O serviço estava suspenso desde o dia 27 de junho, o que gerou acúmulo de 1.036 cadernetas no Estado

Lucas Junot | 24/07/2017 18:14
Unidade emissora de passaporte na Capital fica no Shopping Campo Grande (Foto: João Paulo Gonçalves)
Unidade emissora de passaporte na Capital fica no Shopping Campo Grande (Foto: João Paulo Gonçalves)

No primeiro dia após a liberação de recurso para a Polícia Federal, 105 passaportes foram emitidos nesta segunda-feira (24), em Mato Grosso do Sul. O serviço estava suspenso desde o dia 27 de junho em todo o país, o que gerou 1.036 solicitações do documento no Estado.

De acordo com a Superintendência Regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, os atendimentos mantiveram-se em ritmo normal nos postos da PF de MS que realizam a emissão de passaportes em todo o Estado. A delegada chefe da área, Flavia Matos Michel, ressalta que os requerentes podem manter a calma, “sem pressa nem correria aos postos, salvo quem tem viagem próxima”.

"A partir do momento que recebermos os passaportes da Casa da Moeda, estes serão entregues normalmente, seguindo a ordem em que foram emitidos", disse a delegada.

A PF esclarece ainda que durante o período em que a Casa da Moeda estiver emitindo os documentos, "o prazo normal de entrega pela PF [10 dias] não será cumprido em função da demanda acumulada na Casa da Moeda". A espera pode chegar a 30 dias.

Nesta segunda-feira foram emitidos 75 passaportes em Campo Grande, 13 em Dourados, 13 em Três Lagoas e quatro em Corumbá. A unidade de Naviraí só emite os documentos às quartas e sextas-feiras e o posto de Ponta Porã não está emitindo passaportes porque o equipamento está em manutenção.

No fim de junho, a suspensão da impressão foi comunicada pela Policia federal sob alegação de orçamento insuficiente para as atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.

Durante esse período, cerca de 175 mil passaportes deixaram de ser confeccionados e passarão a ser processados conforme ordem cronológica dos pedidos.

A Casa da Moeda tem condições de imprimir cerca de 15 mil passaportes por dia. Até a paralisão, a demanda diária era de 11 mil documentos, aproximadamente.

Na última sexta-feira (21), Com o recebimento de recursos de aproximadamente R$ 102 milhões, a Polícia Federal anunciou a retomada da impressão de passaportes.

Nos siga no Google Notícias