ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Réu por morte de Brunão tem de pagar multa de 100 mil além de salários à família

Avó de segurança de boate morto após sofrer agressões por parte Cristhiano Luna pediu indenizações, mas morreu antes de sentença

Anahi Zurutuza | 04/12/2020 11:02
Cristhiano Luna entre os advogados Fabio Trad e José Belga Trad durante o júri, em 2017 (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Cristhiano Luna entre os advogados Fabio Trad e José Belga Trad durante o júri, em 2017 (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

Réu pelo assassinato do segurança Jefferson Bruno Gomes Escobar, o Brunão, Cristhiano Luna de Almeida, de 33 anos, foi condenado a pagar R$ 100 mil em indenização. Na decisão, o juiz estabelece o pagamento de mais "87 meios salários-mínimos" à família da vítima, o que a grosso modo seria o equivalente a 43,5 salários-mínimos, considerando os índices de correção de cada ano desde a morte, em 2011.

A decisão é do juiz Flávio Saad Peron, da 15ª Vara Cível de Campo Grande, que julgou procedente a ação movida pelos herdeiros da avó de Brunão.

O processo havia sido proposta por Marina Escobar Gonçalves, a avó que, segundo a defesa dos familiares, Brunão ajudava a sustentar. O pedido de indenização e pagamento de pensão foi feito por ela em 17 de março de 2014, três anos após a morte do neto, mas a idosa morreu, aos 75 anos, antes da Justiça dar a sentença, que só veio seis anos depois, na terça-feira que passou, dia 1º de dezembro.

Jeferson Bruno Escobar, o Brunão, que morreu em março de 2011 (Foto: Arquivo Pessoal)
Jeferson Bruno Escobar, o Brunão, que morreu em março de 2011 (Foto: Arquivo Pessoal)

O magistrado condenou Luna a indenizar a família por danos morais e também a pagar o equivalente à soma de meios salários-mínimos mensais no período de 19 de março de 2011 (morte do neto) até 18 de junho de 2018 (morte da avó).

No processo, a defesa da idosa lembrou que Brunão morreu “em consequências das lesões causadas por agressões do réu na frente de uma boate onde o neto trabalhava como agente de segurança”.

Argumentou ainda que Luna “agiu com dolo, utilizando de golpes, chutes e socos para causar a morte da vítima, depois de tê-la injuriado quando foi retirado da boate por conta de seu mau comportamento”.

A defesa da família narrou ainda que “o réu foi pronunciado pelo crime de homicídio doloso” e pediu, assim, “a condenação do réu ao pagamento de indenização por dano moral e pensão mensal para compensar o prejuízo material”.

Outro lado - Cristhiano Luna contestou o pedido e alegou que a boate, empresa para qual Brunão trabalhava, era a responsável pela reparação de danos. Defendeu ainda que a vítima contribuiu para a própria morte, “pois, embora lhe competisse apenas conter os ânimos dos clientes da casa noturna, partiu para as vias de fato com o réu”.

Por fim, Luna recordou que laudo pericial e o atestado de óbito apontam como causa morte “evento não relacionado aos danos advindos dos atos praticados pelo réu”, uma vez que Brunão teve costela quebrada durante massagem cardiorrespiratória e por isso morreu.

Trâmite - Na análise do processo, o juiz Flávio Saad Peron indeferiu o ingresso na ação das empresas apontadas pelo réu. A decisão demorou a sair porque o magistrado decidiu suspender o processo até que houvesse uma sentença contra Luna na ação em que ele responde por assassinato.

Cristhiano foi condenado a 17 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato, em 27 de novembro de 2017, mas teve o júri anulado pelo Supremo Tribunal Federal em agosto do ano passado. O novo julgamento então ganhou uma data, 27 de setembro de 2019, mas foi novamente suspenso por recursos.

Vídeo gravou briga na porta de boate na Afonso Pena; neste frame, Luna aparece caído no chão e dá chute no peito de Brunão (Foto: Reprodução)
Vídeo gravou briga na porta de boate na Afonso Pena; neste frame, Luna aparece caído no chão e dá chute no peito de Brunão (Foto: Reprodução)

Apesar da situação indefinida na área criminal, a pedido da família de Brunão, o juiz decidiu dar seguimento à ação na esfera cível. Flávio Saad entendeu que “apesar de o réu utilizar o adjetivo de suposto chute ou soco desferido contra a vítima, a existência de tais agressões restou comprovada pela cópia de imagens de câmeras de segurança juntada aos autos”.

O magistrado anotou ainda que a vítima morreu por “insuficiência respiratória aguda, traumatismo torácico, ação contundente” e que “diversamente do que alega o réu, os laudos não apontam como causa morte a fratura da costela decorrente de indevida ou equivocada massagem cardiorrespiratória na vítima”.

“Vê-se, isto sim, do laudo do exame necroscópico que as fraturas nas costelas da vítima localizavam-se próximo à axila esquerda, ou seja, no flanco esquerdo do seu tórax e não no osso esterno, onde são notoriamente aplicadas massagens cardíacas”, acrescentou o magistrado.

Por isso, no entendimento do juiz, “não havendo nenhuma prova que respalde as alegações do réu”, Luna “deve ser responsável pelos danos causados”.

A ação foi julgada no 1º grau e, portanto, ainda pode ser revertida com recursos.

Nos siga no Google Notícias