ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Réus são condenados por assassinato de agente penitenciário em 2015

O crime aconteceu há seis anos dentro do Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado, na Vila Sobrinho, na Capital

Alana Portela | 25/02/2021 09:20
Julgamento realizado por vídeoconferência pela 2ª Vara do Tribunal do Júri, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Julgamento realizado por vídeoconferência pela 2ª Vara do Tribunal do Júri, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

Robson Silva dos Santos de Souza, de 28 anos, foi condenado a 21 anos de prisão pelo assassinato do agente penitenciário Carlos Augusto Queiroz de Mendonça, ocorrido em 2015. A sentença foi tomada na quarta-feira (24), após julgamento que também condenou o cúmplice Marcelo Silva Gonçalves, 33, a 13 anos e nove meses de reclusão.

O crime aconteceu em fevereiro de 2015, dentro do Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado, localizado na Rua Américo Marques, na Vila Sobrinho. Robson entrou no local e efetuou cinco disparos, nos quais quatro acertaram a vítima.

Eles foram julgados ontem juntos a Rafael de Oliveira Batista, 27 anos, o Lobinho, e Rafael Pimentel Duarte de Souza, também de 27 anos, o Espeto. O julgamento foi realizado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri, em Campo Grande.

Robson Silva dos Santos de Souza foi condenado a 21 anos de prisão. (Foto: Henrique Kawaminami)
Robson Silva dos Santos de Souza foi condenado a 21 anos de prisão. (Foto: Henrique Kawaminami)

Robson foi condenado a 17 anos de prisão por homicídio. A pena foi agravado por mais dois anos e quatro meses e 20 dias de multas por porte ilegal de arma de fogo, além de mais um ano e nove meses por associação criminosa, totalizando em 21 anos de reclusão em regime fechado.

Já Marcelo foi condenado a 12 anos de prisão por homicídio, pena que também foi agravada por mais um ano e quatro prisão, além de 20 dias de multas por porte ilegal de arma de fogo. Por associação criminosa ele recebeu mais um ano e nove meses. No total serão 13 anos de reclusão em regime fechado.

Já o julgamento de Rafael de Oliveira Batista e Rafael Pimenta Duarte de Souza acabou sendo adiado devido à problemas na vídeoconferência de ambos, que estão presos em outro estado.  Por esse motivo, eles não puderam ser ouvidos ontem.

Julgamento - Ao juiz Aluízio Pereira dos Santos, Robson, preso na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, disse por videoconferência que foi o autor dos disparos, agiu sozinho e matou porque na época era extorquido e humilhado pelo servidor.

Segundo relatos dele, quando cumpria pena no estabelecimento, as agressões começaram depois que foi pego pelo agente tentando entrar com celular.  Robson é fichado por vários crimes, inclusive por quatro assaltos. “Na época trabalhava durante o dia e só ia para o albergue dormir”. “Ele queria que eu pagasse de R$ 50 a R$ 100. Me ameaçava dizendo que iria voltar para o Presídio de Segurança Máxima, me humilhava”, disse.

No entanto, a denúncia apresentada pelo Ministério Público é de que todos os envolvidos fazem parte da facção PCC (Primeiro Comando da Capital), e Robson na função de “primo leal”, foi o responsável por executar a vítima dentro do estabelecimento penal, sendo que esta “missão” lhe foi passada pelo colega da organização, identificado como Marcelo. O resultado do julgamento será divulgado no período da tarde.

Nos siga no Google Notícias