ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  31    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Ronda escolar volta hoje, com patrulhamento em 60 escolas da Capital

Programa "Escola Segura, Família Forte" está em fase de avaliações e pode ser expandido para demais escolas

Caroline Maldonado e Bruna Marques | 16/08/2021 08:39
Ronda escolar volta hoje, com patrulhamento em 60 escolas da Capital
Policiais militares fazem rondas nas redondezas de 60 escolas da rede estadual da Capital. (Foto: Marcos Maluf)

Duas semanas após o retorno das aulas da rede estadual, foi retomado na manhã de hoje (16), o policiamento que atua especificamente na segurança do entorno de 60 escolas de Campo Grande. São cinco viaturas do Programa "Escola Segura, Família Forte", com vinte policiais, de acordo com o Comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel André Henrique de Macedo.

O programa está em fase de avaliações e pode até ser expandido para as demais escolas da rede. As viaturas circulam pelas redondezas das escolas de segunda à sexta-feira, das 6h30 até o último horário de aulas noturnas. As demais viaturas da cidade, com cerca de 45 equipes, também ficam à disposição das rondas quando não estão em ocorrências.

Ronda escolar volta hoje, com patrulhamento em 60 escolas da Capital
Comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel André Henrique de Macedo. (Foto: Marcos Maluf)

“Nós enfatizamos o tratamento aos jovens para facilitar a interação de informações, tanto eles nos informarem sobre as ocorrências ao redor da escola, como também os pais. É o que nós chamamos de policiamento de proximidade”, explica o Coronel.

Brigas de gangues nas escolas e fora eram frequentes antes do projeto, mas o cenário mudou, segundo o Coronel. “Hoje, é um fato bem isolado, já não tem essas ocorrências como antigamente. Outro fator são as drogas dentro das escolas, que estamos evitando”.

Ronda escolar volta hoje, com patrulhamento em 60 escolas da Capital
Coordenador do Programa Escola Segura, Família Forte, Valson dos Anjos. (Foto: Marcos Maluf)

O coordenador do Programa Escola Segura, Família Forte, Valson dos Anjos, destaca que os professores trabalham com mais tranquilidade e o rendimento escolar dos alunos melhorou muito.

O programa foi lançado em 2017 e faz parte de uma convocatória internacional da CAF (Corporação Andina de Fomento). “Eram 90 projetos da América Latina que se inscreveram e apenas nove foram selecionados, entre eles, o nosso. A retomada é para concluir a avaliação de impacto feita por doutores da USP (Universidade de São Paulo) e FGV (Fundação Getúlio Vargas), e aí será estudada a ampliação para todo o Estado”, detalha o coordenador.

Ronda escolar volta hoje, com patrulhamento em 60 escolas da Capital
Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília da Motta, acompanhando a retomada das rondas em escola do Campo Belo. (Foto: Marcos Maluf)

Durante a retomada dos trabalhos do programa, na Escola Estadual Ada Teixeira dos Santos Pereira, no Bairro Campo Belo, a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, falou sobre a importância do projeto.

“O programa está dando frutos, porque todos se sentem seguros, inclusive, a família. Quanto mais segurança tiver a sociedade, tiver na biossegurança, entrada, saída, é um conjunto de questões que colaboram na aprendizagem. O objetivo é que os alunos aprendam e não tenham evasão”, disse a secretária.

Para o diretor adjunto, Leandro Vilela Vilar, a retomada da patrulha é essencial, pois os policiais já conhecem a rotina da escola, horários de entrada e saída. “Nós também temos um trabalho para resolver os conflitos dentro da escola, mas temos diversas situações externas em que a polícia atua, por isso, precisamos muito desse apoio da ronda escolar”, comentou.