ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Rotatória com maior fluxo de veículos da Capital terá semáforos inteligentes

De acordo com a Agetran, cerca de 68 mil carros circulam diariamente pela região do Terminal Hércules Maymone

Liniker Ribeiro | 07/08/2019 18:00
Lentidão no trânsito ao longo do trecho da Ceará entre Afonso Pena e Joaquim Murtinho: (Imagem Gabriel Rodrigues/Arquivo)
Lentidão no trânsito ao longo do trecho da Ceará entre Afonso Pena e Joaquim Murtinho: (Imagem Gabriel Rodrigues/Arquivo)

O trânsito na região do Terminal Hércules Maymone, nas proximidades das ruas Ruas Ceará e Joaquim Murtinho, no bairro Antônio Vendas, ganhará reforço tecnológico. Com a retirada de uma das rotatórias, obra já anunciada pela prefeitura da Capital, semáforos inteligentes controlarão melhor o tempo de abertura dos sinais, permitindo que a faixa com maior fluxo de veículos tenha prioridade.

O anuncio foi feito pela prefeitura, na tarde desta quarta-feira (7), durante evento de assinatura da obra de readequação viária do conjunto de rotatórias das Avenidas Eduardo Elias Zahran, Joaquim Murtinho e Rua Ceará. A previsão é para investimento de R$ 1,5 milhão para o local que, de acordo com estimativa do órgão, cerca de 68 mil veículos circulam diariamente pela região.

Marquinhos Trad, prefeito de Campo Grande, assinando autorização para obra de readequação viária em conjunto de rotatórias (Foto: Kísie Ainoã)
Marquinhos Trad, prefeito de Campo Grande, assinando autorização para obra de readequação viária em conjunto de rotatórias (Foto: Kísie Ainoã)

Conforme o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine Bruno, o controle será feito “em tempo real”, com auxílio de câmeras de segurança. “O sistema entenderá que tem mais carro em um ponto w dará mais tempo para aquele trecho e menos para o outro. Essa é uma grande inovação”, frisou.

Com a assinatura de autorização da obra de readequação, o edital de licitação deve ser publicado na edição desta quinta-feira (8) do Diogrande. A partir disso, se não houver nenhuma contestação ou suspensão do edital, a previsão para o anúncio da(s) empresa(a) contratada(s) é de 90 dias.

Para o prefeito da Capital, Marquinhos Trad, as obras no local trarão muitos benefícios aos motoristas. “Fizemos isso em dois pontos de extremo gargalo de trânsito (na Via Park e na Interlagos) e deu certo, os motoristas aprovaram. No início pode ser um pouco estranho, o motorista vai sentir diferença, mas trará praticidade, velocidade e deixará o trânsito mais eficiente”, destaca.

Além da instalação da tecnologia no ponto citado, a ideia da prefeitura é levar os semáforos inteligentes para outros pontos, a começar pela Avenida Eduardo Elias Zahran. “Em breve, a Zahran terá controladores em tempo real, até o cemitério”, garante Janine.

Nos siga no Google Notícias