ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Samu fica com apenas duas viaturas circulando por falta de macas

Aline dos Santos e Ricardo Campos Jr. | 17/03/2011 08:39
No caso do Samu, a situação é agravada pelo fato de ter veículos quebrados. (Foto: João Garrigó)
No caso do Samu, a situação é agravada pelo fato de ter veículos quebrados. (Foto: João Garrigó)

Ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros estão ficando retidas nos hospitais de Campo Grande por falta de macas. Ontem de manhã, a situação de penúria no setor de emergência levou ao extremo de ter apenas duas das 14 viaturas do Samu circulando pela cidade.

Quatro ambulâncias ficaram “presas” no HU (Hospital Universitário) e outras duas no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian. No caso do Samu, a situação é agravada pelo fato de ter veículos quebrados. Quatro estão na oficina, na avenida Manoel da Costa Lima.

"Não podemos deixar o paciente deitado no chão. Então a viatura fica parada no local”, relatou ao Campo Grande News um funcionário do Samu, que pediu para não ser identificado.

A situação expõe um grave problema do sistema público de saúde, onde faltam macas para que o paciente dê entrada nos hospitais. Desta forma, a pessoa permanece “internada” na viatura, que fica impossibilitada de prestar novo socorro.

Especial – Chefe do Resgate, o major Marcelo Fraiha relata que os bombeiros enfrentam problema idêntico nos hospitais. “Isso acontece há anos. Mas ocorre, em especial, no HU”, ressalta.

De acordo com ele, diversos ofícios foram encaminhadas à direção do Hospital Universitário, que promete ações para sanar a situação. “No HR e na Santa Casa a situação está mais tranquila”, avalia.

Nos siga no Google Notícias