ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Samu nega que idoso tenha esperado 12 horas por atendimento

Evelyn Souza | 17/06/2013 18:42

O coordenador do Samu (Serviço Móvel de Urgência), Luiz Antônio da Costa negou que o idoso de 77 anos, que teve princípio de infarto tenha esperado 12 horas por falta de ambulâncias.

Segundo ele, a primeira ligação para o serviço de emergência foi registrada por volta das 23h, quando o paciente ainda estava no posto de saúde do bairro Moreninhas 3.

Luiz Antônio afirmou que o Samu tinha viaturas disponíveis, porém não havia vagas no Hospital Universitário e no Hospital Regional. “O paciente estava estável, sem risco eminente. Não tinha como tirá-lo dali sendo que nenhum hospital tinha vaga”, explicou.

Segundo o coordenador, o maior problema foi porque o filho do idoso tirou o pai do hospital e tentou levá-lo por conta própria para a Santa Casa, que não oferece plantão de emergência para o setor de cardiologia. “Os médicos de regulação e os do plantão do Posto de Saúde mantiveram contato por um longo tempo. O problema é que depois que o paciente foi retirado do posto, a ocorrência foi automaticamente cancelada”, diz.

O coordenador explica que provavelmente uma vaga seria aberta para o idoso nesta segunda-feira pela manhã. Segundo ele, depois que o filho percebeu que não receberia atendimento na Santa Casa, ele retornou com o pai até o mesmo Posto de Saúde“ O Samu voltou a ser acionado por volta das 10h, uma hora depois o paciente foi transferido para o Hospital Regional”,conclui o responsável pelo Samu.

A polêmica no atendimento do Serviço Móvel de Urgência começou depois que o filho de um idoso de 77 anos, alegou que o pai esperou 12 horas por uma ambulância do Samu. O homem, identificado como Rubens, teve princípio de infarto por volta das 22h30 de ontem (16) e foi ficou no posto de saúde do bairro Moreninhas 3 até o fim da manhã de hoje.

O filho do idoso, Eduardo, disse ao Campo Grande News que o pai tem problemas no coração há 25 anos e começou a passar mal na noite de ontem.

Os parentes levaram Rubens até o posto de saúde do bairro e, segundo o filho, o pai teve um ótimo atendimento. Ele afirmou também que os problemas começaram depois que os médicos solicitaram uma ambulância do Samu e uma vaga no Hospital Universitário ou Hospital Regional para que Rubens pudesse ser transferido.

Segundo o filho da vítima, a ambulância só chegou ao posto por volta das 10h40, 12 horas depois do horário da internação do idoso.

 

Nos siga no Google Notícias